As pessoas que cometem crimes, mas que são consideradas não conscientes ou parcialmente conscientes da responsabilidade por sua conduta, por possuírem transtornos mentais, são consideradas pela lei como imputáveis ou semi-imputáveis. Nesse caso, elas recebem medida de tratamento ou de segurança detentiva, pelo prazo mínimo de um a três anos, que pode se estender indefinidamente. Tais medidas são cumpridas, de acordo com a Lei de Execução Penal, com a internação da pessoa imputável ou semi-imputável nos Hospitais de Custódia e Tratamento, também chamados de Manicômios Judiciários.
Por outro lado, a Lei nº 10.216, de 06 de abril de 2001, também chamada Lei da Reforma Psiquiátrica, coloca que a pessoa acometida de transtorno mental deve ser tratada, preferencialmente, em serviço comunitário, com o objetivo de alcançar sua reinserção na família, no trabalho e na comunidade.
O psiquiatra Sidnei Corocine, in Serafim, Barros e Rigonatti (2006), descreve sua experiência em duas instituições, o Hospital de Custódia e o Centro de Desinternação Progressiva (CDP). Ele coloca que, no primeiro, o hospital criava no custodiado uma relação de dependência, que dificultava sua reinserção no meio social, que, quando acontecia, terminava muito frequentemente com o retorno do ex-custodiado ao hospital.
Corocine coloca que, então, foi criado o Programa de Desinternação Progressiva, no qual o custodiado, desde que dispusesse de um mínimo de autonomia pessoal e consciência do transtorno mental e da necessidade de tratamento, poderia ser transferido da primeira instituição para a segunda. Na segunda instituição, ele tem acesso a uma vida menos tutelada, com possibilidade de ter saídas temporárias, portando dinheiro e documentos pessoais. A equipe do CDP, visando à reinserção no meio familiar, busca contato com este, e promove a reaproximação gradativa da família ao custodiado e, em muitos casos, consegue reinseri-lo em sua família com sucesso.
Com base no texto apresentado, em um texto dissertativo-argumentativo:
a) comente a experiência do psiquiatra Sidnei Corocine, à luz da Lei da Reforma Psiquiátrica e dos conhecimentos psicológicos atuais.
b) comente a relação entre a Lei de Execução Penal e a Lei da Reforma Psiquiátrica, apontando a contradição entre ambas, a partir dos conhecimentos atuais da Psicologia.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Em 2020, a Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho (SBPOT) decidiu construir, em um amplo processo de discussão e validação, um referencial para a formação e a qualificação profissional no Brasil, com base em competências esperadas em Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT). De acordo com a SBPOT (2020), o modelo de competências sugerido para a atuação em POT no Brasil adotou como base o modelo de competências primárias desenvolvido pela ENOP/EAWOP (The European Network of Organizational and Work/European Association of Work and Organizational Psychology). Em um texto dissertativo, exponha quais são os três motivos pelos quais a SBPOT aderiu a tal referencial p…
A Secretaria de Educação de uma cidade de porte médio (150 mil habitantes) contratou um grupo de psicólogas sociais para fazer a Análise Institucional de sua política de Educação Infantil, principalmente para a orientação do trabalho realizado em suas creches, para que, a partir do trabalho já realizado, fosse feita uma proposta de melhoria no atendimento das crianças do município. Como sempre, há um pequeno déficit de vagas, um grupo de funcionários muito resistentes a mudanças e contingenciamento orçamentário, mas o prefeito e a secretária de educação apresentam boa vontade política para fazer um trabalho de qualidade e inovador nessa área. Faça um esboço de projeto de intervenção instituc…
O que caracteriza a formação do(a) psicólogo(a) social no Brasil? Aponte qualidades e pontos críticos e possíveis soluções. Redija um texto dissertativo-argumentativo.



