É necessário compreender os termos “planejamento”, “política”, “plano” e “estratégia”, que designam diferentes etapas do processo de projeção das atividades de uma AI. Planejamento, segundo Carlos Alberto Rabaça e Gustavo Guimarães Barbosa, é o “ato de relacionar e avaliar informações e atividades — de forma ordenada e com lógico encadeamento entre elas — a serem executadas em um prazo definido, visando à consecução de objetivos predeterminados”. É, portanto, um processo abrangente, que define metas, objetivos, públicos-alvo da instituição e, acima de tudo, as políticas de comunicação a serem adotadas. Essas políticas podem ser definidas, segundo os autores, como um “conjunto de normas em que se fundamenta a atividade de comunicação institucional. As perspectivas da política devem ser traçadas dentro de um objetivo que seja a meta de todas as atividades e contra o qual não existam argumentos”.
Elisa Kopplin Ferraretto e Luiz Artur Ferraretto. Assessoria de Imprensa: Teoria e Prática. 5.a
ed. São Paulo: Summus Editorial, 2009, p. 468 (com adaptações).
Considerando que o texto acima tenha caráter exclusivamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do tema a seguir.
Assessoria de imprensa e jornalismo institucional
Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
a) papel do jornalista na comunicação interna de uma instituição;
b) maneiras de o jornalista humanizar e aproximar a instituição do público; e
c) importância da atuação da assessoria quando o assessorado estiver passando por uma crise
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
O agendamento é muito mais que a clássica asserção de que as notícias nos dizem sobre o que devemos pensar. As notícias dizem-nos também como devemos pensar sobre o que pensamos. Tanto a seleção de objetos para atrair a atenção quanto a seleção de enquadramentos para pensar sobre esses objetos são tarefas poderosas do agendamento.
Maxwell McCombs e Donald Shaw. A evolução da pesquisa sobre o agendamento: vinte e cinco anos no mercado das ideias. In: Nelson Traquina. O poder do jornalismo: análise e textos da teoria do agendamento. Coimbra: Minerva, 2000, p. 131 (com adaptações).
Considerando que o texto acima tenha caráter exclusivamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do tema…
Os desafios do jornalismo digital estão relacionados à necessidade de preparar as redações, como um todo, e aos jornalistas, em particular, para conhecer e lidar com essas transformações sociais. Além da necessidade de trabalhar com vários tipos de mídia, o jornalismo multimídia precisa desenvolver, no repórter, uma visão multidisciplinar, com noções comerciais e de marketing. Para se ter uma ideia dessa mudança do fazer jornalístico, o portal G1 prepara o repórter para ir à rua com um notebook, um modem wireless para acesso à banda larga, uma máquina fotográfica digital, um gravador de áudio digital e um radiocomunicador.
Pollyana Ferrari. Jornalismo Digital. 4.a ed. São Paulo: Contexto, 20…
Nem só de releases vivem as assessorias de imprensa. O excesso de textos enviados aos jornalistas costuma fazê-los desenvolver os mais profundos e negativos sentimentos contra os assessores. É claro que os releases ainda são os melhores instrumentos para algumas divulgações. Mas abusar do uso e ainda querer buscar a simpatia de repórteres e editores para cada abordagem desse tipo é confiar demais na paciência de quem passa maus bocados nas redações. Portanto, acredito que o melhor caminho para uma prática eficiente de assessoria de imprensa seja o de construir relacionamentos éticos e sólidos com os jornalistas. Convenhamos: ninguém consegue isso por meio de um texto enviado indiscriminadame…



