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Q329890 | Contabilidade Geral
Banca: QuadrixVer cursos
Ano: 2022
Órgao: CRC PR - Conselho Regional de Contabilidade do Paraná
Cargo: Inspetor Fiscal

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A Norma Brasileira de Contabilidade Técnica Geral 27, em sua 4ª revisão, estabelece o tratamento contábil para ativos imobilizados, de forma que os usuários das demonstrações contábeis possam exercer julgamento a respeito dos investimentos da entidade em seus ativos imobilizados, uma vez que este subgrupo representa parte relevante do ativo da maioria das entidades. Os principais pontos a serem observados na contabilização do ativo imobilizado são o reconhecimento, a determinação de seu valor contábil e o cálculo da depreciação e eventuais perdas por desvalorização (NBC TG 27 (R4) – item 1).

Considerando que o texto acima tenha caráter exclusivamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do tema a seguir.

Ativo imobilizado: mensuração no reconhecimento inicial e ajuste ao valor recuperável

Ao elaborar seu texto, faça, necessariamente, o que se pede a seguir:

a) descreva os elementos de custo que, obrigatoriamente, devem compor o custo do ativo imobilizado em sua mensuração inicial, citando, pelo menos, dois exemplos de custos diretamente atribuíveis e, pelo menos, um exemplo de gasto que não é custo; e

b) conceitue valor recuperável e esclareça quando a entidade deve reconhecer um ajuste por redução ao valor recuperável de ativos imobilizados.


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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A demonstração dos fluxos de caixa (DFC) fornece informações sobre o desempenho financeiro histórico de uma entidade que podem ser usadas como subsídio para a avaliação da sua capacidade de geração futura de caixa e equivalentes de caixa, bem como das necessidades de utilização desses fluxos. Esses elementos são essenciais para fundamentar decisões econômicas dos usuários das demonstrações, como investir, vender a prazo ou mesmo emprestar dinheiro para uma entidade. Além disso, a DFC segrega as alterações ocorridas nos saldos de caixa e equivalentes de caixa (CEC), de acordo com o tipo de atividade que gera o fluxo de caixa.

Considerando que o texto acima tenha caráter exclusivamente motivad…

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