A Norma Brasileira de Contabilidade Técnica Geral 27, em sua 4ª revisão, estabelece o tratamento contábil para ativos imobilizados, de forma que os usuários das demonstrações contábeis possam exercer julgamento a respeito dos investimentos da entidade em seus ativos imobilizados, uma vez que este subgrupo representa parte relevante do ativo da maioria das entidades. Os principais pontos a serem observados na contabilização do ativo imobilizado são o reconhecimento, a determinação de seu valor contábil e o cálculo da depreciação e eventuais perdas por desvalorização (NBC TG 27 (R4) – item 1).
Considerando que o texto acima tenha caráter exclusivamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do tema a seguir.
Ativo imobilizado: mensuração no reconhecimento inicial e ajuste ao valor recuperável
Ao elaborar seu texto, faça, necessariamente, o que se pede a seguir:
a) descreva os elementos de custo que, obrigatoriamente, devem compor o custo do ativo imobilizado em sua mensuração inicial, citando, pelo menos, dois exemplos de custos diretamente atribuíveis e, pelo menos, um exemplo de gasto que não é custo; e
b) conceitue valor recuperável e esclareça quando a entidade deve reconhecer um ajuste por redução ao valor recuperável de ativos imobilizados.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
O ajuste a valor recuperável de ativos imobilizados é uma prática contábil importante que visa garantir que os ativos não estejam registrados por um valor superior ao que pode ser recuperado por meio de seu uso ou venda.
Considerando que o texto acima tenha caráter exclusivamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do tema a seguir.
Ajuste a valor recuperável de ativos imobilizados
Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
a) explicação do conceito de ajuste a valor recuperável de ativos imobilizados, com indicação dos fatores que podem levar à necessidade de realizar esse ajuste e de como ele deve ser contabilizado; e
b) descrição dos impactos contábe…
São deveres do contador:
• exercer a profissão com zelo, diligência, honestidade e capacidade técnica, observando as Normas Brasileiras de Contabilidade e a legislação vigente, resguardando o interesse público, os interesses de seus clientes ou empregadores, sem prejuízo da dignidade e independência profissionais; e
• atender à fiscalização do exercício profissional e disponibilizar papéis de trabalho, relatórios e outros documentos solicitados.
NBC PG 01 – Código de Ética Profissional do Contador (com adaptações).
Considerando que o texto acima tenha caráter exclusivamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do tema a seguir.
A função do fiscal do mercado contábil
Ao elaborar seu…
A demonstração dos fluxos de caixa (DFC) fornece informações sobre o desempenho financeiro histórico de uma entidade que podem ser usadas como subsídio para a avaliação da sua capacidade de geração futura de caixa e equivalentes de caixa, bem como das necessidades de utilização desses fluxos. Esses elementos são essenciais para fundamentar decisões econômicas dos usuários das demonstrações, como investir, vender a prazo ou mesmo emprestar dinheiro para uma entidade. Além disso, a DFC segrega as alterações ocorridas nos saldos de caixa e equivalentes de caixa (CEC), de acordo com o tipo de atividade que gera o fluxo de caixa.
Considerando que o texto acima tenha caráter exclusivamente motivad…



