sqd-sistema-de-questoes-discursivas-fundo-escuro-250
Busca por enunciado
Matéria
Banca
Área
Órgão
Ano
Nível de escolaridade
Linhas
Q329297 | Geografia
Banca: IGEDUCVer cursos
Ano: 2024
Órgao: Pref Garanhuns - Prefeitura Municipal de Garanhuns
Cargo: Professor

A-+=
novo
Salvar em caderno (0)
Faça login para salvar Fechar
Meus Cadernos

A utilização das categorias de análise geográfica no ensino da Geografia transcende a mera transmissão de conceitos; ela estimula uma compreensão profunda e multifacetada do espaço em que vivemos. Essas categorias são fundamentais para decifrar a complexidade do mundo, cada uma oferecendo uma perspectiva única para explorar as relações e processos que moldam os ambientes naturais e humanizados. O “espaço” é entendido como a arena onde se desdobram as dinâmicas sociais, econômicas e ambientais; o “lugar” captura as emoções e os significados atribuídos pelos indivíduos a certos locais; a “região” permite a análise de áreas com características distintas, mas que compartilham certa homogeneidade; o “território” enfatiza o poder e o controle sobre áreas específicas; e a “paisagem” revela a interface entre os elementos naturais e as intervenções humanas, visível aos olhos do observador.

Ao integrar essas categorias no currículo de Geografia, os educadores desafiam os alunos a pensar geograficamente, a relacionar escalas variadas, da local à global, e a interpretar as mudanças no espaço. Esse enfoque não apenas aprimora a alfabetização geográfica dos estudantes, mas também os habilita a compreender e atuar de forma crítica e informada em seu contexto, reconhecendo as interdependências e as implicações de suas ações no ambiente. Ao assimilar esses conceitos, os alunos desenvolvem uma visão integrada do mundo, preparando-os para enfrentar questões contemporâneas globais, como mudanças climáticas, urbanização e desigualdades sociais, com um entendimento geográfico robusto e aplicado.

Explique a importância das categorias de análise geográfica — espaço, lugar, região, território e paisagem — no contexto educacional e discuta como a incorporação dessas categorias no ensino da Geografia pode ampliar a compreensão dos alunos sobre os fenômenos geográficos e a interação humana com o ambiente. Destaque também as estratégias didáticas que podem ser empregadas para facilitar o entendimento dessas categorias e sua aplicabilidade no cotidiano dos estudantes.


loader-icon
1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Nenhum aluno compartilhou redação com nota superior a 90%.
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Conteúdo exclusivo para alunos da Academia de Discursivas ou assinantes do Sistema de Questões Discursivas.
  • Este formulário é para reportar erros nesta questão discursivas. Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda, clique aqui para ver nossos canais de contato.
  • Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
  • Opcional

Questões Relacionadas

MatériaGeografia
BancaIGEDUC

Os contrastes regionais do Brasil são evidenciados pela vasta extensão territorial e pela diversidade natural e cultural que caracterizam o país. Desde as densas florestas tropicais da Amazônia até as extensas planícies do Centro-Oeste, e das áridas paisagens do Nordeste até as regiões urbanizadas e industrializadas do Sudeste, cada parte do Brasil possui características únicas que refletem sua história, geografia e influências socioeconômicas.

Essas disparidades regionais são resultado de uma complexa interação de fatores históricos, como colonização e exploração; geográficos, como clima e relevo; e econômicos, como o padrão de desenvolvimento industrial e agrícola. Por exemplo, enquanto o …

A utilização das categorias de análise geográfica no ensino da Geografia transcende a mera transmissão de conceitos; ela estimula uma compreensão profunda e multifacetada do espaço em que vivemos. Essas categorias são fundamentais para decifrar a complexidade do mundo, cada uma oferecendo uma perspectiva única para explorar as relações e processos que moldam os ambientes naturais e humanizados. O “espaço” é entendido como a arena onde se desdobram as dinâmicas sociais, econômicas e ambientais; o “lugar” captura as emoções e os significados atribuídos pelos indivíduos a certos locais; a “região” permite a análise de áreas com características distintas, mas …

No âmbito do ensino de Geografia no Ensino Fundamental, é imprescindível abordar questões relevantes e atuais, como as desigualdades sociais e a exploração humana. Em um contexto no qual as disparidades socioeconômicas são evidentes, é dever do professor proporcionar aos alunos uma compreensão crítica e reflexiva sobre essas realidades. Nesse sentido, o ensino desses temas não se limita apenas à transmissão de conhecimento, mas busca promover uma formação cidadã, capacitando os alunos a entenderem e atuarem diante dos desafios sociais enfrentados pelo país.

Considerando a diversidade de contextos sociais e econômicos presentes no Brasil, é necessário adotar abordagens pedagógicas que permita…

Espaço de Discussão

Converse com outros usuários do SQD

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários