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Q329210 | Libras, Inclusão e Taquigrafia
Banca: IGEDUCVer cursos
Ano: 2024
Órgao: Pref Garanhuns - Prefeitura Municipal de Garanhuns
Cargo: Professor

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O ensino do Sistema Braille, especialmente na Língua Portuguesa, requer uma abordagem pedagógica cuidadosa e adaptada para atender às necessidades de aprendizagem de alunos com deficiência visual. Esse sistema não é apenas um conjunto de símbolos em relevo; é uma linguagem completa que permite a comunicação, a educação e a inclusão de pessoas com deficiência visual. A metodologia de ensino do Braille deve abranger não apenas a mecânica da leitura e da escrita, mas também a compreensão profunda da simbologia, incluindo a grafia específica para a Língua Portuguesa, que possui suas particularidades.

Professores brailistas desempenham um papel crucial nesse processo educativo, aplicando técnicas que facilitam a aquisição do Braille pelos estudantes, promovendo assim sua autonomia e acesso ao mundo literário e acadêmico. A metodologia envolve não só o ensino dos caracteres braille, mas também a aplicação prática desses conhecimentos em contextos reais, considerando as variantes tipográficas como letras maiúsculas, números, pontuação e outros sinais específicos.

A grafia Braille para a Língua Portuguesa, com suas normas e especificidades, é essencial para a correta compreensão e produção textual por parte dos alunos, possibilitando-lhes uma comunicação eficaz e precisa. O domínio dessa grafia pelos alunos é um passo fundamental para sua plena participação educacional e social, garantindo-lhes direitos iguais de aprendizagem e expressão. O professor brailista, ao aplicar metodologias eficazes, não apenas ensina uma habilidade técnica, mas também fortalece a confiança e a independência dos alunos, preparando-os para um futuro mais inclusivo e acessível.

Descreva as metodologias utilizadas no ensino do Braille para a Língua Portuguesa, focando em como essas abordagens facilitam a aprendizagem de leitura e escrita por alunos com deficiência visual. Aborde a importância de adaptar o ensino do Braille às necessidades individuais dos alunos, e como isso impacta no desenvolvimento da proficiência linguística e autonomia.


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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