No período do governo militar, três programas governamentais foram fundamentais para a remodelação estrutural do Brasil: o Plano de Ação Econômica do Governo (PAEG), o Primeiro Plano Nacional de Desenvolvimento (I PND) e o Segundo Plano Nacional de Desenvolvimento (II PND). O PAEG promoveu mudanças institucionais que antecederam o chamado Milagre Econômico. O I PND, implementado entre 1967 e 1973, intensificou a produção industrial, especialmente de bens duráveis. No entanto, esses planos (PAEG e I PND) deixaram várias deficiências na estrutura produtiva do país, tanto internamente quanto externamente. Como resultado, a continuidade do crescimento econômico estava ameaçada e precisava de soluções, especialmente para resolver problemas estruturais. Em meio a uma crise internacional que levou muitos países a adotar políticas recessivas, o Brasil decidiu implementar o II PND, que muitos especialistas consideram uma estratégia de “fuga para frente”.
Considerando que o texto anterior tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo explicando, de maneira geral, o segundo Plano Nacional de Desenvolvimento (II PND) [Valor: 8,50 pontos], adotado no Brasil de 1975 a 1979, destacando seus objetivos [Valor: 10,00 pontos] e resultados [Valor: 10,00 pontos].
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Em determinado país, os preços de um setor produtivo regulado pelo Estado são definidos pelo custo do serviço, de acordo com o custo marginal da empresa regulada, no sentido de maximizar seu lucro. O custo marginal, para todas as empresas do setor, é constante e pode ser reduzido, mas tal redução gera uma despesa adicional para as empresas. Ainda que o Estado ofereça a reposição dessa despesa por meio do preço regulado, o fato de o Estado garantir a remuneração pelo custo retira todo o incentivo das empresas para reduzi-lo. Nesse contexto, a agência reguladora competente decidiu, então, aplicar uma metodologia de yardstick competition para gerar os incentivos necessários a cada empresa por m…
Redija um texto dissertativo a respeito da teoria keynesiana e da contribuição do modelo IS-LM para o desenvolvimento da macroeconomia. Ao elaborar seu texto, discorra sobre a:
1 teoria keynesiana, explicando o princípio da demanda efetiva; [valor: 4,00 pontos]
2 forma como o modelo IS-LM explica o equilíbrio econômico; [valor: 3,00 pontos]
3 importância do modelo IS-LM para a análise de políticas econômicas. [valor: 2,50 pontos]
A Secretaria X está avaliando a viabilidade de novas políticas públicas voltadas à economia estadual, levando em consideração a interação entre bens complementares e substitutos, a estrutura dos mercados e a regulação da concorrência. No entanto, observou-se que algumas análises internas apresentaram equívocos conceituais que podem comprometer a qualidade das decisões estratégicas.
Considerando seu conhecimento econômico e a necessidade de uma nota técnica [Valor: 13,00 pontos], analise as situações apresentadas a seguir e corrija eventuais erros conceituais, justificando com base na teoria econômica:
- A equipe da Secretaria X argumentou que, em razão da queda do preço do arroz, a demanda po…



