No período do governo militar, três programas governamentais foram fundamentais para a remodelação estrutural do Brasil: o Plano de Ação Econômica do Governo (PAEG), o Primeiro Plano Nacional de Desenvolvimento (I PND) e o Segundo Plano Nacional de Desenvolvimento (II PND). O PAEG promoveu mudanças institucionais que antecederam o chamado Milagre Econômico. O I PND, implementado entre 1967 e 1973, intensificou a produção industrial, especialmente de bens duráveis. No entanto, esses planos (PAEG e I PND) deixaram várias deficiências na estrutura produtiva do país, tanto internamente quanto externamente. Como resultado, a continuidade do crescimento econômico estava ameaçada e precisava de soluções, especialmente para resolver problemas estruturais. Em meio a uma crise internacional que levou muitos países a adotar políticas recessivas, o Brasil decidiu implementar o II PND, que muitos especialistas consideram uma estratégia de “fuga para frente”.
Considerando que o texto anterior tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo explicando, de maneira geral, o segundo Plano Nacional de Desenvolvimento (II PND) [Valor: 8,50 pontos], adotado no Brasil de 1975 a 1979, destacando seus objetivos [Valor: 10,00 pontos] e resultados [Valor: 10,00 pontos].
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Os governos de Jânio Quadros e João Goulart no Brasil, apesar de breves, trouxeram mudanças significativas e tiveram impacto duradouro na história política e econômica do país.
Considerando o contexto da sucessão de Juscelino Kubitschek e os desdobramentos que levaram ao Golpe de 1964, elabore uma dissertação abordando os seguintes tópicos.
- Descreva as primeiras medidas econômicas adotadas por Jânio Quadros, seu objetivo de estabilização macroeconômica e os resultados imediatos obtidos. [valor: 6,50 pontos]
- Detalhe os diagnósticos, as medidas propostas e os resultados alcançados pelo Plano Trienal, destacando suas principais metas. [valor: 11,00 pontos]
- Explique como a deterioração da econ…
Uma característica marcante das últimas décadas é a crescente integração econômica mundial em diversos aspectos: comercial, produtivo, financeiro. Essa questão ganhou mais destaque no período recente, tendo sido chamada de “globalização”. Deve-se notar que esse processo é antigo, tendo sofrido alguns interregnos. No final do século XIX, por exemplo, já se discutia a questão do imperialismo; após a Segunda Guerra ganha destaque a questão das multinacionais; nos anos 60 e 70 assiste-se à emergência e ao crescimento do Euromercado, enfim, é uma sucessão de fatos que mostram a crescente internacionalização/mundialização da economia, culminando na chamada globalização.
Gremaud, Amaury Patrick; Va…
O “tripé macroeconômico” passou a integrar a estrutura da política econômica brasileira em 1999.
Considerando que o texto apresentado tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo sobre o “tripé macroeconômico”, abordando:
- os elementos que o fundamentam [Valor: 8,50 pontos], bem como apresentando uma breve explicação de cada um deles [Valor: 10,00 pontos];
- os principais determinantes do aumento da despesa previdenciária no período recente e as perspectivas de futuro para esse componente do gasto público [Valor: 10,00 pontos].




