No período do governo militar, três programas governamentais foram fundamentais para a remodelação estrutural do Brasil: o Plano de Ação Econômica do Governo (PAEG), o Primeiro Plano Nacional de Desenvolvimento (I PND) e o Segundo Plano Nacional de Desenvolvimento (II PND). O PAEG promoveu mudanças institucionais que antecederam o chamado Milagre Econômico. O I PND, implementado entre 1967 e 1973, intensificou a produção industrial, especialmente de bens duráveis. No entanto, esses planos (PAEG e I PND) deixaram várias deficiências na estrutura produtiva do país, tanto internamente quanto externamente. Como resultado, a continuidade do crescimento econômico estava ameaçada e precisava de soluções, especialmente para resolver problemas estruturais. Em meio a uma crise internacional que levou muitos países a adotar políticas recessivas, o Brasil decidiu implementar o II PND, que muitos especialistas consideram uma estratégia de “fuga para frente”.
Considerando que o texto anterior tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo explicando, de maneira geral, o segundo Plano Nacional de Desenvolvimento (II PND) [Valor: 8,50 pontos], adotado no Brasil de 1975 a 1979, destacando seus objetivos [Valor: 10,00 pontos] e resultados [Valor: 10,00 pontos].
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Redija um texto dissertativo a respeito da situação de armadilha da liquidez, discorrendo sobre as hipóteses desse resultado no modelo IS/LM. Ao elaborar seu texto, atenda ao que se pede a seguir.
1 Defina a situação de armadilha da liquidez; [valor: 7,50 pontos]
2 Explique como a armadilha da liquidez afeta as curvas IS e LM; [valor: 5,00 pontos]
3 Esclareça o que acontece com a elasticidade da demanda por moeda e com a preferência pela liquidez; [valor: 8,50 pontos]
4 Explicite o que acontece com a política monetária na situação em que a autoridade monetária fixa a quantidade de moeda. [valor: 7,50 pontos]
Análise a seguinte situação:
Ao chegar ao supermercado, você se depara com uma infinidade de produtos. São tantas marcas e versões que parece até inútil tentar se lembrar de mais do que 3 ou 4 opções (afinal, na próxima visita certamente surgirão novas).
Pão, leite, farinha, biscoitos (e bolachas!), queijo, requeijão, amendoins, leite condensado… Ufa, quanta coisa!
Lendo uma lista assim é impossível não imaginar a quantidade de coisas gostosas que poderíamos preparar para o próximo café da manhã, certo?
Mas a verdade é que, no mundo industrializado que temos hoje, cada vez menos os produtos são apenas leite, apenas farinha, apenas amendoim… E mais uma mistura de ingredientes estranhos.
Quem …
Uma companhia aérea, observando as sugestões e reclamações de seus passageiros em vários voos, criou duas categorias de preços de passagens, de maneira que os passageiros seriam alocados nas aeronaves de uma das seguintes formas: famílias com crianças menores de 5 anos de idade seriam alocadas nos assentos da metade até o fundo do avião, a um preço 20% menor que os dos outros assentos; os demais passageiros poderiam escolher livremente onde se sentar.
Essa companhia aérea é a única provedora de viagens nos trajetos oferecidos por ela e seus aviões não têm divisões de classes especiais, como executiva ou primeira classe, sendo a discriminação descrita a única que ocorre para passagens comprad…



