A tarefa de educar parece caber a muitos setores: ao governo, à escola e à família. No meio de todas as dificuldades do momento presente, o que cabe à escola e à família? É possível delimitar o espaço de cada uma delas?
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A escola fundada nos “programas de lições previamente traçadas” e no regime do “aprende ou serás castigado” ignorava, antes do mais, a complexidade do ato educativo e tudo que podia realmente conseguir eram crianças hábeis no jogo da dissimulação, que procuravam cumprir – para evitar a pena ou ganhar o prêmio –, com o mínimo de responsabilidade voluntária, a tarefa obrigatória que lhes marcavam os mestres.
Passar daí para o domínio de uma escola onde não se faz senão o que der na veneta, onde tudo seja prazer no sentido pejorativo e flácido desse termo, seria substituir o regime do compulsório, desagradável e deseducativo da escola tradicional pelo regime do caprichos…
Afinal, o que a escola deve ensinar?
São inúmeras e diversificadas as respostas dadas a essa pergunta. Alguns consideram o currículo escolar distante da realidade do mundo de hoje, outros acham mais importante preparar profissionalmente o aluno, outros pensam que muitas disciplinas deveriam ser eliminadas do currículo em prol de uma educação social que destacasse o convívio, os princípios da cidadania… Os professores, preparados especificamente para o ensino de sua disciplina se veem parcialmente desprezados com a desvalorização de seus conteúdos… Afinal, o que a escola deve ensinar?
Diga o que pensa do tema proposto, em texto dissertativo-argumentativo, redigido em língua culta,…
A tarefa de educar parece caber a muitos setores: ao governo, à escola e à família. No meio de todas as dificuldades do momento presente, o que cabe à escola e à família? É possível delimitar o espaço de cada uma delas?



