O conceito de competência, adotado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), marca a discussão pedagógica e social das últimas décadas e pode ser inferido no texto da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996), especialmente quando se estabelecem as finalidades gerais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Além disso, desde as décadas finais do século XX e ao longo deste início do século XXI, o foco no desenvolvimento de competências tem orientado a maioria dos Estados e Municípios brasileiros e diferentes países na construção de seus currículos. É esse também o enfoque adotado em diversas avaliações internacionais. Ao adotar esse enfoque, a BNCC indica que as decisões pedagógicas devem estar orientadas para o desenvolvimento de competências.
Adaptado de BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
A ênfase no conceito de competência na atual organização curricular nacional reflete a necessidade de preparar os alunos para um mundo em constante mudança. Nesse contexto, é imprescindível que os educadores estejam adequadamente preparados para propiciar o desenvolvimento dessas competências, revendo antigos paradigmas.
a. Segundo o entendimento da BNCC, descreva, sucintamente, em que consiste uma competência.
b. Explique como o enfoque curricular em competências difere do paradigma tradicional de ensino-aprendizagem.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Os professores e intelectuais em geral sempre defenderam a ideia de que a informação e a cultura são adquiridas sobretudo por meio da leitura de bons livros. Ocorre, entretanto, que o nível de leitura dos jovens parece estar decaindo significativamente, paralelamente a uma perda de prestígio da classe intelectual. O que fazer? Haverá outro meio de construir-se conhecimento ou outras estratégias para valorizá-lo?
Em setembro de 2023, determinado deputado distrital apresentou representação ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) em desfavor do presidente da Assembleia Legislativa (AL), relatando a ocorrência de supostas ilegalidades, com base nos seguintes fatos.
Fato 1: atualmente, a AL extrapolou o limite alerta de 90% da despesa total com pessoal estabelecido na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), por estar calculando, de forma irregular, a despesa com pessoal, ao utilizar apenas o valor da remuneração líquida dos servidores, deduzindo do seu cômputo o imposto de renda retido na fonte.
Fato 2: a AL deixou de remeter e não tornou disponíveis ao TCE, para fins de registro, os atos de admissão e de ap…
Leia os documentos a seguir.
I. Uma definição adequada de educação integral é aquela que considera o sujeito em sua condição multidimensional, não apenas na sua dimensão cognitiva, como também em sua dimensão biopsicossocial. Nesse sentido, a educação deve considerar as crianças e os adolescentes sujeitos inteiros, com todas as suas vivências e aprendizagens. Somente o que se coloca como desafio, como inquietação para educadores e educandos, pode se transformar numa relação profícua de ensino-aprendizagem.
Adaptado de GONÇALVES, Antônio Sérgio. Reflexões sobre educação integral e escola de tempo integral. Cadernos Cenpec, nº 2, 2006, p. 130.
II. Uma escola democrática precisa contribuir para…



