A cloroquina e a hidroxicloroquina são 4-aminoquinolinas sintéticas, caracterizadas como bases fracas. Ambas estão na Lista de Medicamentos Essenciais da Organização Mundial da Saúde (OMS) e na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais.
A cloroquina foi desenvolvida, na década de 1940, para o tratamento da malária. A hidroxicloroquina é comumente prescrita no tratamento de malária sem complicações, da artrite reumatoide, do lúpus eritematoso discoide crônico e do lúpus eritematoso sistêmico.
O uso da cloroquina e da hidroxicloroquina foi amplamente discutido ao longo da pandemia por Covid-19. Estima-se que mais de 30 milhões de comprimidos de hidroxicloroquina, que integrava o “kit Covid” foram vendidos no Brasil. As diretrizes clínicas da Organização Mundial de Saúde não recomendam a hidroxicloroquina como tratamento para o Covid-19.
a) A definição de diretrizes clínicas, assim como o processo de seleção de medicamentos essenciais por comissões de Farmácia e terapêutica, se fundamenta em dois critérios principais, indicados pela OMS, para os quais se buscam a melhores evidências disponíveis. Cite esses critérios.
b) Para a promoção do uso racional de medicamentos, como os quimioterápicos citados, a Política Nacional de Medicamentos indica, além da implementação da RENAME, 5 (cinco) medidas. Indique-as.
c) Tendo em vista que o fator de equivalência sal/base da cloroquina é igual a 1,67 para difosfato de cloroquina e 1,25 para sulfato de cloroquina, analise a situação a seguir:
Um hospital recebe uma paciente em uso prévio de difosfato de cloroquina para o tratamento de lúpus eritematoso sistêmico.
A paciente possui 33 anos e peso corporal igual a 90 kg. A apresentação disponível na instituição, e prevista na RENAME, é em comprimidos de 150 mg de difosfato de cloroquina. O dermatologista recomendou o uso de 2 mg/kg/dia de cloroquina base. Quantos comprimidos de difosfato de cloroquina serão utilizados por dia?
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Os testes de laboratório, além da correta indicação, para que tenham utilidade clínica, precisam apresentar algumas características de desempenho para garantir o grau de confiabilidade necessária. Nesse sentido, são importantes a precisão, a exatidão, a sensibilidade, a especificidade e os valores preditivos positivo e negativo.
Assim sendo, apresente os conceitos clínicos e analíticos de cada uma dessas características de desempenho laboratorial.



