Um paciente de 67 anos, sexo masculino, tabagista (20 cigarros/dia), com hipertensão e diabetes (HbA1c igual 7,3%) foi submetido ao exame clínico odontológico.
O paciente apresenta 20 elementos dentários na cavidade oral, tendo sido as extrações feitas em consequência de mobilidade grau 3. O exame periodontal mostra medidas de profundidade de sondagem e de nível clínico de inserção variando de 4 a 9mm nas faces interproximais dos elementos dentários remanescentes, índice de sangramento à sondagem e índice de placa visível iguais a 100% e perda óssea atingindo terço apical de diversos elementos dentários.
Com base nos critérios para Classificação das Doenças e Condições Periodontais, estabelecidos pelo World Workshop de 2017:
a) apresente o diagnóstico periodontal do caso.
b) qual critério foi o determinante para estabelecer o estágio com base na severidade da doença? Qual é o ponto de corte estabelecido para determinar o estágio?
c) cite os fatores modificadores de grau determinantes para estabelecer o diagnóstico.
d) indique o critério utilizado para estabelecer a extensão da doença e o ponto de corte empregado.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
“O termo ‘pessoa desaparecida’ é geralmente associado ao sumiço de alguém sob circunstâncias suspeitas. De forma mais abrangente, também inclui pessoas das quais não se sabem os seus paradeiros, e acerca das quais não existe preocupação sobre a sua segurança. Particularmente, sem a identificação de um cadáver, muitos procedimentos civis não podem ser concluídos (herança, seguro etc.) e, se for praticado crime, o crime será mais difícil de ser resolvido. Os cientistas forenses – antropólogos, patologistas e odontologistas – são, portanto, frequentemente confrontados com corpos não identificados.”
(adap. De Silva & Machado. O problema dos desaparecidos no Brasil. In: Machado et al. Tratado…
Segundo Hupp et al, diversos tipos de enxertos estão disponíveis para uso em cirurgia reconstrutiva. Uma classificação útil os divide de acordo com sua origem e, portanto, seu potencial de induzir a uma resposta imune.
Em Odontologia, com base nessa premissa, temos 4 (quatro) tipos de enxerto ósseo.
a) Cite os 4 (quatro) tipos de enxerto ósseo, explicando as diferenças entre eles em relação à sua obtenção.
b) Apresente 2 (duas) vantagens e 1 (uma) desvantagem de cada um.



