O deslocamento de casa para o trabalho, em qualquer lugar do mundo, é sempre um grande tormento. Em qualquer modalidade de transporte, esses trajetos são geralmente cansativos e, muitas vezes, estressantes. No Brasil, em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Belo Horizonte, essas características não são diferentes, e muitas mudanças vêm acontecendo nos últimos vinte anos. Para identificar as principais tendências desse problema no País, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) fez um estudo de análise de dados coletados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre o tempo de deslocamento entre a casa e o trabalho dos brasileiros.
Internet: (com adaptações).
Considerando que o texto acima tenha caráter exclusivamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do tema a seguir.
Mobilidade urbana nas grandes metrópoles do Brasil
Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
a) o maior problema de mobilidade urbana nas grandes metrópoles e uma de suas causas, em relação ao tempo de deslocamento entre casa e trabalho;
b) relação entre a mobilidade urbana no Brasil e o contexto socioeconômico de seus habitantes; e
c) um possível caminho para a redução desse problema.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
As guerras continuaram a existir mundo afora e elas têm dado lucros aos fabricantes de armamentos e têm trazido dramáticas situações de crise humanitária, com milhares de feridos e de mortos, particularmente entre a população civil. Em meio a inúmeros conflitos, dois chamam a atenção pela brutalidade e pelos incontáveis prejuízos materiais: o do Leste europeu (Rússia x Ucrânia) e o do Oriente Médio (Israel x Hamas).
Considerando que o texto acima tenha caráter exclusivamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do tema a seguir.
Guerras: uma constante no mundo contemporâneo
Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
a) fatores que levam à guerra;
b) difi…
Tecendo a manhã
Um galo sozinho não tece uma manhã:
ele precisará sempre de outros galos.
De um que apanhe esse grito que ele
e o lance a outro; de um outro galo
que apanhe o grito de um galo antes
e o lance a outro; e de outros galos
que com muitos outros galos se cruzem
os fios de sol de seus gritos de galo,
para que a manhã, desde uma teia tênue,
se vá tecendo, entre todos os galos.
E se encorpando em tela, entre todos,
se erguendo tenda, onde entrem todos,
se entretendendo para todos, no toldo
(a manhã) que plana livre de armação.
A manhã, toldo de um tecido tão aéreo
que, tecido, se eleva por si: luz balão.
NETO, João Cabral de Melo. Antologia Poética. Rio de Janeiro: José Olympio, 1986…
A agência europeia do clima confirmou que este janeiro marcou as maiores temperaturas de todos os tempos para o mês, o que reforça o alerta de cientistas acerca da aceleração do aquecimento do planeta. A temperatura média do ano ficou 1,5 °C acima do registrado no período pré-industrial. Toda a série histórica é elaborada desde 1850.
Considerando que o texto acima tenha caráter exclusivamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do tema a seguir.
Aquecimento global: o perigo que ronda o planeta
Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
a) relação entre o homem e o meio ambiente;
b) Revolução Industrial e seus efeitos na natureza; e
c) enfrentamento do p…



