Uma característica marcante das últimas décadas é a crescente integração econômica mundial em diversos aspectos: comercial, produtivo, financeiro. Essa questão ganhou mais destaque no período recente, tendo sido chamada de “globalização”. Deve-se notar que esse processo é antigo, tendo sofrido alguns interregnos. No final do século XIX, por exemplo, já se discutia a questão do imperialismo; após a Segunda Guerra ganha destaque a questão das multinacionais; nos anos 60 e 70 assiste-se à emergência e ao crescimento do Euromercado, enfim, é uma sucessão de fatos que mostram a crescente internacionalização/mundialização da economia, culminando na chamada globalização.
Gremaud, Amaury Patrick; Vasconcellos, Marco Antonio Sandoval de; Toneto Jr., Rudinei. Economia Brasileira Contemporânea (Portuguese Edition) (p. 501). Atlas. Edição do Kindle.
Podemos dizer que o estudo do comércio e das finanças internacionais é onde começa a economia como nós a conhecemos. Os historiadores do pensamento econômico frequentemente descrevem o ensaio Do equilíbrio das negociações, do filósofo escocês David Hume, como a primeira exposição real de um modelo econômico. Hume publicou seu ensaio em 1758, quase vinte anos antes de seu amigo, Adam Smith, publicar A riqueza das nações. Os debates sobre a política mercantil britânica no começo do século XIX tiveram grande contribuição para converter a economia de um campo informal e discursivo para uma disciplina orientada por modelos, como se tornou desde então.
Contudo, o estudo da economia internacional nunca foi tão importante quanto agora. No começo do século XXI as nações estão mais próximas do que nunca por causa da comercialização de mercadorias e serviços, dos fluxos de dinheiro e dos investimentos nas economias estrangeiras. A economia global criada por essas relações é uma área turbulenta: tanto os legisladores quanto os líderes administrativos em todos os países, inclusive nos Estados Unidos, devem agora prestar atenção naquilo que algumas vezes tem modificado rapidamente fortunas econômicas ao redor do mundo.
Krugman, Paul R.. Economia Internacional (Portuguese Edition) (p. 1). Edição do Kindle.
Tendo em vista que os textos acima têm caráter unicamente motivador, disserte a respeito da Economia Brasileira a partir do período conhecido como pós-guerra, abordando:
- O Processo de Substituição de importações, conceituando-o, explicando suas etapas, no contexto dos principais planos econômicos do período. [valor: 12,00 pontos]
- As causas e consequências da Crise da Dívida Externa dos anos 1980. [valor: 8,00 pontos]
- A abertura econômica dos anos 1990, apresentando sua relação com o processo de substituição de importações e a estabilização econômica alcançada e mantida nos anos seguintes. [valor: 8,50 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A produtividade da mão de obra é um elo importante entre os estudos de micro e macroeconomia, uma vez que representa uma importante variável para a mensuração do crescimento econômico e de indicadores de qualidade de vida de um país. Considerando apenas os insumos capital e trabalho, explique como a produtividade da mão de obra se comporta quando:
1 apenas o insumo trabalho é variável; [valor: 4,50 pontos]
2 os insumos capital e trabalho são variáveis. [valor: 5,00 pontos]
Os governos de Jânio Quadros e João Goulart no Brasil, apesar de breves, trouxeram mudanças significativas e tiveram impacto duradouro na história política e econômica do país.
Considerando o contexto da sucessão de Juscelino Kubitschek e os desdobramentos que levaram ao Golpe de 1964, elabore uma dissertação abordando os seguintes tópicos.
- Descreva as primeiras medidas econômicas adotadas por Jânio Quadros, seu objetivo de estabilização macroeconômica e os resultados imediatos obtidos. [valor: 6,50 pontos]
- Detalhe os diagnósticos, as medidas propostas e os resultados alcançados pelo Plano Trienal, destacando suas principais metas. [valor: 11,00 pontos]
- Explique como a deterioração da econ…
No período do governo militar, três programas governamentais foram fundamentais para a remodelação estrutural do Brasil: o Plano de Ação Econômica do Governo (PAEG), o Primeiro Plano Nacional de Desenvolvimento (I PND) e o Segundo Plano Nacional de Desenvolvimento (II PND). O PAEG promoveu mudanças institucionais que antecederam o chamado Milagre Econômico. O I PND, implementado entre 1967 e 1973, intensificou a produção industrial, especialmente de bens duráveis. No entanto, esses planos (PAEG e I PND) deixaram várias deficiências na estrutura produtiva do país, tanto internamente quanto externamente. Como resultado, a continuidade do crescimento econômico estava ameaçada e precisava de sol…



