I
O transporte público no Brasil estrutura-se, principalmente, pela utilização de ônibus, além de metrôs e trens, em algumas cidades ou regiões. De acordo com a Constituição Federal, o serviço deve ser administrado e mantido pelos municípios, mas os investimentos devem ser realizados também pelos estados e pelo Governo Federal. É importante ressaltar que, quando se refere ao transporte público, não estamos falando somente dos meios de transporte utilizados, mas de questões referentes à mobilidade urbana e à infraestrutura existente para esse transporte, como estações, terminais etc.
II
A partir do momento em que um município (ou mesmo um estado ou um país) adota uma política ostensiva de melhoria da mobilidade urbana, isso passa a influenciar diretamente a vida das pessoas.
O que você acha melhor: dirigir por várias horas, pegar engarrafamentos, estar sujeito a acidentes e ter que conviver com outras pessoas também estressadas ou embarcar confortavelmente em um trem ou ônibus que tem acesso a vias exclusivas e pode percorrer o trajeto com toda tranquilidade e de modo mais ágil?
Com base em I e II, elabore um texto dissertativo-argumentativo acerca do seguinte tema:
TRANSPORTE PÚBLICO, MOBILIDADE URBANA E QUALIDADE DE VIDA.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
O atual modelo de desenvolvimento rural e agrícola do Brasil está passando por uma transição. O grande desafio é superar a dicotomia entre produção e proteção ambiental, por meio da integração dos objetivos e instrumentos das políticas ambientais e agrícolas dentro do marco geral do desenvolvimento sustentável.
Fazer a transição para o desenvolvimento rural sustentável depende da motivação e construção de consensos, mediados por uma relação democrática e com diálogo entre a política ambiental e as populações rurais. A transição para a sustentabilidade do rural é entendida e conduzida como parte estruturante do projeto de desenvolvimento nacional em curso, cujo objetivo central é assegurar o …
Texto 1
Uma pesquisa do Atlas da Juventude revelou que 57% dos jovens brasileiros afirmam não gostar de politica ou não se envolverem com o tema, enquanto apenas 9% se consideram ativos politicamente. Esse dado é preocupante, pois a falta de interesse e participação na política afasta os jovens da cidadania e da tomada de decisões públicas.
Disponível em: https://www.politize.com.br/
Texto 2
A participação de jovens nas decisões políticas está diretamente ligada à educação sobre seus direitos e deveres, além do entendimento do funcionamento dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Programas como a Escola de Liderança para Men…
Texto 1
Lei Estadual n.º 15.755/2016
Institui o Código Penitenciário do Estado de Pernambuco.
Art. 3.º A execução das medidas privativas da liberdade visa à reparação social pelo crime cometido e deve orientar-se à reintegração da pessoa privada de liberdade à sociedade, preparando-a para conduzir a sua vida de modo socialmente responsável.
§ 1.º A execução das medidas privativas de liberdade também se destina à defesa da sociedade, na prevenção de crimes.
§ 2.º A pessoa privada de liberdade mantém a titularidade dos seus direitos fundamentais, salvo as limitações inerentes ao sentido da condenação e as exigências próprias da respectiva execução.
Texto 2
Foi publicado no Diário Oficial da …



