José, profissional autônomo no setor de seguros, ingressa em plano de previdência complementar mantido por entidade aberta de previdência complementar, a qual é subsidiária integral de conhecida entidade financeira nacional, na qual José possui conta bancária, aderindo ao referido plano unicamente por sugestão de seu gerente de conta corrente. Diante do regulamento do respectivo plano de benefícios, José observa alguns aspectos controvertidos, especialmente sobre o regime de financiamento e respectivas coberturas apresentadas.
Dentro desse cenário hipotético, apresente, fundamentadamente, respostas às seguintes indagações:
a. O plano previdenciário ao qual aderiu José é de índole individual ou coletiva? Justifique sua resposta.
b. Caso José ingresse em cargo público de provimento efetivo e desde que haja, na carreira pública referida, sistema de previdência complementar fechado em funcionamento, será possível a transferência de recursos para a entidade fechada de previdência complementar? Qual o nome do instituto que representa a referida transferência?
c. Como profissional de seguros, José indaga sobre a licitude da comercialização dos referidos produtos de previdência complementar aberta sem a interveniência de profissional habilitado e qualificado para tanto. É lícita a venda de planos previdenciários de entidades abertas sem o suporte profissional de corretores?
d. Há diferenças entre as entidades responsáveis pela fiscalização entre segmento aberto e fechado de previdência complementar? Justifique sua resposta.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Texto 1
A Constituição Federal de 1988 representou um marco significativo ao consolidar a seguridade social como um direito. Dividido em três pilares – saúde, assistência social e previdência social – o sistema visa garantir proteção universal e igualitária a todos. Para compreender essas políticas sociais e quantificar seus impactos, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lança o “Beneficiômetro da Seguridade Social”, uma iniciativa inédita para analisar os avanços sociais no Brasil. O instrumento apresenta indicadores das três áreas, reunidos em uma base de dados confiável, que fornece informações importantes para visualizarmos os avanços sociais trazidos pela redemocratiz…
Maria do Carmo, pessoa com deficiência em razão de visão monocular, solicitou ao INSS sua aposentadoria ao completar 55 (cinquenta e cinco) anos de idade.
O requerimento foi instruído com os seguintes documentos: laudo médico particular comprovando a sua deficiência de grau moderado e comprovantes do CNIS, atestando o tempo de contribuição por 19 (dezenove) anos à Previdência Social.
Contudo, o seu pleito foi indeferido pelo INSS, sob os seguintes argumentos: a) Maria do Carmo não seria presumidamente pessoa com deficiência, uma vez que seria necessária a realização de avaliação pericial pelo próprio INSS quanto a sua condição, pois o laudo pericial particular não supre a avaliação exigida…
Alcance, magnitude e abrangência da Previdência Social
A previdência social oferece um conjunto abrangente de benefícios monetários e serviços de proteção social, cobrindo múltiplos riscos e vulnerabilidades que surgem ao longo de todo o ciclo de vida das pessoas diretamente (segurados) ou indiretamente (seus dependentes) beneficiárias. Os objetivos principais são a proteção contra a pobreza e a suavização do consumo, mas também busca-se a redução de desigualdades. (…) Em dezembro de 2022, a previdência social registrava cerca de 37,2 milhões de benefícios ativos, sendo 4,9 milhões nos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) e no Sistema de Proteção Social dos Militares (SPSM), e…



