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Q322490 | Direito do Trabalho
Banca: FGVVer cursos
Ano: 2023
Órgao: CAM DEP - Câmara dos Deputados
Cargo: Analista Legislativo

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Numa relação de emprego, uma das partes é o empregador que, na dicção do artigo 2º da CLT, é “a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviço”. O empregador detém os poderes diretivo (comandar, gerir), fiscalizatório (vigiar, examinar), regulamentar (criar normas internas) e disciplinar (punir). Tais poderes são inegavelmente relevantes, mas não ilimitados.

Diante disso, analise, de forma objetivamente fundamentada, a juridicidade dos seguintes procedimentos adotados por algumas empresas, considerando a legislação em vigor, o entendimento consolidado do Tribunal Superior do Trabalho e eventuais exceções exemplificadas.

Na fase pré-contratual:

a) exigência de comprovação de experiência prévia;

b) exigência de apresentação de certidão negativa de antecedentes criminais;

c) exigência de certidão negativa do nome do candidato em cadastros restritivos de crédito, a exemplo do SPC.

Na fase contratual:

d) adoção de revista íntima;

e) adoção de revista pessoal;

f) testagem de drogas ilícitas;

g) monitoramento de e-mail corporativo;

h) inserção de logomarcas de parceiros comerciais do empregador no uniforme usado pelo empregado;

i) proibição de relacionamento amoroso entre os empregados;

j) proibição de uso de barba volumosa e piercing.


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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MatériaDireito do Trabalho
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