Numa relação de emprego, uma das partes é o empregador que, na dicção do artigo 2º da CLT, é “a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviço”. O empregador detém os poderes diretivo (comandar, gerir), fiscalizatório (vigiar, examinar), regulamentar (criar normas internas) e disciplinar (punir). Tais poderes são inegavelmente relevantes, mas não ilimitados.
Diante disso, analise, de forma objetivamente fundamentada, a juridicidade dos seguintes procedimentos adotados por algumas empresas, considerando a legislação em vigor, o entendimento consolidado do Tribunal Superior do Trabalho e eventuais exceções exemplificadas.
Na fase pré-contratual:
a) exigência de comprovação de experiência prévia;
b) exigência de apresentação de certidão negativa de antecedentes criminais;
c) exigência de certidão negativa do nome do candidato em cadastros restritivos de crédito, a exemplo do SPC.
Na fase contratual:
d) adoção de revista íntima;
e) adoção de revista pessoal;
f) testagem de drogas ilícitas;
g) monitoramento de e-mail corporativo;
h) inserção de logomarcas de parceiros comerciais do empregador no uniforme usado pelo empregado;
i) proibição de relacionamento amoroso entre os empregados;
j) proibição de uso de barba volumosa e piercing.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Jorge e Sônia são casados, trabalhavam no banco Dinheiro Vivo S.A., e foram dispensados sem justa causa em novembro de 2023. Nos últimos cinco anos, Jorge ocupava o cargo de gerente de agência, com carteira de clientes, assinatura autorizada e tinha dois assistentes que o auxiliavam quando necessário. Sônia era a gerente-geral da agência nos últimos sete anos, estando hierarquicamente acima dos demais gerentes, de modo que controlava a produtividade deles, participava do comitê de crédito e reportava o que de relevante havia à direção do banco.
Ambos recebiam salário e gratificação de função de 100%.
Após a dispensa, o casal ajuizou uma reclamação trabalhista plúrima requerendo o pagamento d…
Na sociedade empresária Cordial Alimentos Ltda., quatro empregados faltaram um dia ao serviço. Pedro faltou porque foi se submeter ao exame prático de direção para obter, caso aprovado, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pela primeira vez; Maria faltou porque foi solicitar seu título de eleitor; José, porque foi à Polícia Federal retirar o seu passaporte; e Rosa, porque seu gato de estimação morreu atropelado.
Pedro, Maria e José requereram o abono das faltas, comprovando, documentalmente, as razões das faltas.
Diante da situação retratada, observados os termos da CLT, você, na condição de advogado(a) da sociedade empresária, deve responder às indagações a seguir.
A) Algum dos empregad…
Ronaldo Lourenço, auxiliar de escritório, trabalhou nesta função para a sociedade empresária Inventários Empresariais Ltda., no período de 20/01/2018 a 08/03/2023.
A ex-empregadora atualmente tem, na sua composição societária, dois sócios, Lúcio Gonçalves e Antônio Amarante, cada um com 50% das cotas, conforme modificação do contrato social averbada nos órgãos competentes, em 30/01/2018. A modificação do contrato social deu-se em virtude da retirada da sociedade do sócio Jorge Machado, que alienou suas cotas para Antônio Amarante.
Após ser dispensado Ronaldo Lourenço ingressou com reclamação trabalhista em face de Inventários Empresariais Ltda., Lúcio Gonçalves, Antônio Amarante e Jorge Mach…



