Considere a seguinte situação hipotética:
No cenário de escassez financeira, o Estado X restou impossibilitado de realizar maiores investimentos nas políticas públicas de policiamento ostensivo, resultando em uma desproporcionalidade entre o quantitativo de policiais militares em exercício e o alto grau de criminalidade que tomou conta de todo o Estado, principalmente diante da atuação intensiva do crime organizado. Nesse sentido, a União resolveu efetivar intervenção federal com fundamento no grave comprometimento da ordem pública. Um grupo político contrário à medida questionou, em primeiro lugar, a ausência de representação do Procurador-Geral da República e do respectivo provimento pelo Supremo Tribunal Federal. Ademais, em segundo lugar, também foi questionado o fato de decreto de intervenção ser por prazo indeterminado e não ter sido submetido ao crivo do Congresso Nacional no prazo de 24 horas em razão do recesso parlamentar.
Tendo como referência essa situação hipotética, redija um texto que aborde, de forma fundamentada, os seguintes aspectos:
1) Cite cinco hipóteses em que é possível a intervenção da União nos Estados?
2) Quanto ao primeiro questionamento, o grupo político possui razão em suas alegações?
3) Quanto ao segundo questionamento, o grupo político possui razão em suas alegações?
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A empresa Alfa Ltda., uma pequena fábrica de produtos alimentícios, vem enfrentando problemas financeiros graves nos últimos meses. Devido a uma série de má administração e decisões arriscadas por parte dos sócios, a empresa acumulou dívidas consideráveis com fornecedores, funcionários e instituições financeiras. Além disso, há dificuldade para distinguir o patrimônio dos sócios e da pessoa jurídica, com os sócios utilizando os recursos da empresa para despesas pessoais, misturando suas finanças pessoais com as da empresa de forma inadequada.
Diante dessa situação, os credores da empresa estão buscando formas de receber o que lhes é devido, considerando a possibilidade de acionar judicialmen…
Lucas, legítimo proprietário de imóvel em cidade localizada no estado do Maranhão, exercendo o domínio completo sobre a coisa, assinou contrato de promessa de compra e venda com Helena, para a transferência do direito de laje, com valor parcelado em doze vezes, permitindo que essa construísse sobre a laje do seu imóvel urbano. Helena, obedecendo aos parâmetros urbanísticos e às regras de edificação para a região, construiu uma unidade habitacional no local, onde passou a residir. Helena terminou de fazer o pagamento e de edificar. Agora, gostaria de fazer o registro independente da sua unidade no cartório de registro de imóveis da cidade em questão. Entretanto, Lucas recusa-se a assinar qual…
A sociedade empresária Xavier Hotéis Ltda. celebrou contrato com Olivia (pessoa física), analista de sistemas, por meio do qual a contratada se obrigou a instalar a rede de Internet Wi-Fi nos hotéis da sociedade empresária e prestar suporte 24 horas. O contrato era por prazo indeterminado e o suporte funcionava no sistema de sobreaviso e sob demanda, sem data específica para que o serviço fosse prestado. Havia cláusula estipulando que o não atendimento às demandas poderia resultar na extinção do vínculo, em caso de não atendimento reiterado das solicitações, circunstância na qual incidiria multa no valor de R$100.000,00 (cem mil reais) pelos prejuízos causados à sociedade empresária.
Após se…




Questão de qual concurso?