A Prefeitura do Rio inaugurou recentemente a primeira Arena Gamer pública do país, um espaço destinado a esportes eletrônicos (…) A Arena tem equipamento de transmissão que possibilita receber debates e apresentações individuais, via streaming. A intenção é que o espaço seja usado pela comunidade gamer para torneios e como centro de treinamento de novas equipes de e-sports. O local vai incentivar a formação de novos jogadores de e-sports, além de talentos para a nova indústria criativa, como narradores, comentaristas e técnicos de transmissões. (…) O espaço ainda tem uma área destinada para aqueles que não têm contato com o atual universo gamer, em um setor de simuladores com óculos de realidade virtual que permitem a imersão num ambiente digital por meio de imagens 360º.
(Diário de Pernambuco, https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/brasil/2024/03
/inaugurada-no-rio-a-primeira-arena-gamer-publica-do-pais.html)
A inauguração do primeiro espaço público voltado para a prática e a exibição de jogos eletrônicos é um marco no reconhecimento da sua relevância cultural. No entanto, a atual legislação brasileira tende a não os considerar como esportes propriamente ditos.
A partir das informações acima:
1. identifique dois modos pelos quais o espaço mencionado se alinharia aos objetivos das políticas desportivas nacionais;
2. apresente uma crítica ao conceito de “esporte eletrônico” com base nas políticas desportivas nacionais;
3. descreva brevemente um projeto que integre jogos eletrônicos e esportes tradicionais.
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