Aterros, em uma rodovia ou ferrovia, são segmentos cuja implantação requer depósito de materiais provenientes de escavações executadas em cortes ou empréstimos, com os necessários cuidados prévios, e devidamente compactados e conformados geometricamente, de modo a reduzir sua compressibilidade e permeabilidade, e aumentar sua resistência, garantindo sua maior estabilidade. No caso de rodovias, a sistemática de execução de aterros está definida na Norma DNIT 108/2009 – ES – Terraplenagem – Aterros – Especificação de Serviço. Descreva o procedimento de execução de um aterro rodoviário, assente sobre encosta de declividade transversal acentuada, mas em terreno de fundação de boa capacidade de suporte, após concluídos os serviços preliminares de desmatamento, destocamento e limpeza. A descrição deverá abordar os seguintes tópicos:
A) Preparação do terreno de fundação do aterro em função da declividade transversal acentuada da encosta natural;
B) Seleção dos materiais a serem utilizados;
C) Processo de execução do aterro propriamente dito;
D) Controle da compactação do aterro.
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