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Q321075 | Contabilidade de Instituições Financeiras e Atuariais
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2024

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Durante o trabalho de supervisão, os inspetores de fiscalização do Banco Central observaram as seguintes situações em uma instituição financeira supervisionada:

a) Ativo intangível desenvolvido pela própria instituição relativo a listas e clientes contabilizado ativo, pelo montante de R$10.000.000,00;

b) Ativo intangível adquirido externamente, com vida útil definida em 10 anos e sem valor residual, pelo valor de custo de R$20.000.000,00;

c) Contratação de empresa de auditoria na qual o responsável técnico não possui habilitação, de acordo com as normas vigentes;

d) A auditoria independente apresentou apenas o relatório de auditoria, no qual expressa a opinião sobre as demonstrações financeiras e as respectivas notas explicativas.

Considerando o previsto no Plano Contábil das Instituições do Sistema Financeiro Nacional (COSIF) e com base na situação hipotética precedente, redija um texto dissertativo atendendo ao que se pede a seguir.

1) Discorra sobre as características necessárias para o reconhecimento de ativos intangíveis desenvolvidos pelas instituições. [valor: 8,50 pontos]

2) Explique a forma de reconhecimento e contabilização dos ativos intangível. Analise as situações “a” e “b”. [valor: 8,00 pontos]

3) Apresente a forma de amortização do ativo intangível com e sem vida útil definida. Caso existente, calcule a amortização do ativo da situação “b”. [valor: 8,00 pontos]

4) Em relação ao item “c”, a contratação da empresa de auditoria está de acordo com as normas vigentes? Qual é o reflexo da contratação no relatório da auditoria? [valor: 8,00 pontos]

5) Quais os relatórios que a empresa de auditoria independente precisa apresentar, como resultado do trabalho de auditoria? [valor: 8,00 pontos]

 


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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Durante a realização do trabalho supervisão em uma instituição financeira regulada pelo Banco Central do Brasil, os inspetores de fiscalização do Departamento de Supervisão Bancária (DESUP) observaram que um ativo imobilizado (imobilizado de arrendamento) apresentava as seguintes características:

  • Valor de venda do ativo a vista no mercado: R$120.000,00;
  • Custo do Ativo registrado na contabilidade (aquisição): R$140.000,00;
  • Comissão de venda paga pelo vendedor: R$3.000,00;
  • Frete pago pela venda do ativo: R$2.500,00;
  • Depreciação acumulada: R$35.000,00;
  • Capacidade de produção projetada para os próximos 3 anos, sendo que após este período será reduzido a sucata sem valor residual:
  • 1º ano: 3.000 …

Durante o trabalho de supervisão, os inspetores de fiscalização do Banco Central observaram as seguintes situações em uma instituição financeira supervisionada:

a) Operação de crédito, na modalidade título descontado, realizado com a esposa do diretor da instituição financeira, com taxa de juros inferior a praticada para os demais clientes da instituição;

b) Operação de crédito, da modalidade financiamento, no montante de R$5.000.000,00, com atraso de 89 dias e classificada como nível de risco B;

c) Operação de crédito, da modalidade empréstimo, classificada com nível de risco A, que possui característica de uma operação renegociada. A operação original possuía classificação de risco D e não…

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