Nas grandes metrópoles do país, é visível a face perversa da questão social: fome, pobreza, desemprego, moradia na rua estão presentes em toda a extensão das cidades. Apesar desse cenário, PAS, 37 anos, sem qualificação profissional, desloca-se de sua cidade natal para São Paulo em busca de novas oportunidades de vida, uma vez sofrer os rebatimentos dessa questão.
Deparou-se com muitas dificuldades de acomodação dado que a ausência de qualificação profissional impossibilitou sua inserção no mercado trabalho. Nesse período inicial, PAS conhece SAS, solteira e a única responsável pelo filho de 13 anos. PAS, diariamente, sai de casa em busca de trabalho e retorna desanimado, sem perspectivas laborais. Começa então a beber e, tendo seu comportamento assim alterado, passa a agredir fisicamente o filho de SAS, que, ao tentar defendê-lo, acaba por ser agredida também.
SAS faz contato com o Conselho Tutelar em busca de orientação para o atendimento do melhor interesse do adolescente. Atendendo as previsões contidas no artigo 136 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o conselheiro tutelar tomou as providências cabíveis na esfera de sua competência e representou à autoridade judicial para requerer a concessão de medida protetiva de urgência ao adolescente. Para ter mais elementos e fundamentar sua decisão, a autoridade judicial, por sua vez, encaminha a situação ao assistente social para a realização de perícia social.
Com base em Fávero (2018), indique e caracterize três procedimentos técnicos a serem adotados pelo assistente social para a realização da perícia social solicitada.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A sra. Maria, 28 anos, solteira, reside em casa alugada com três filhos – Luis, João e Rosa – com idades de 11, 8 e 2 anos, respectivamente. Em razão de constantes chuvas na região, sua casa encontra-se na iminência de desabar, fato este menosprezado pelo proprietário do imóvel, já informado do risco.
Desconhece o paradeiro dos pais das crianças. Recentemente, adquiriu um fogão, já efetuou o pagamento de 3 prestações, faltando 7 para finalizar esse compromisso. No entanto, ocorre que, no momento, ela se encontra desempregada e, devido ao uso de substâncias psicoativas, a sra. Maria, de forma espontânea, procurou pelo Conselho Tutelar e pediu à equipe apoio para conseguir realizar um tratamen…



