O Plano Nacional de Educação (PNE) 2014–2024 busca, predominantemente em sua Meta 5, alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental. A estratégia 5.1 demostra a importância de estruturar os processos pedagógicos de alfabetização, nos anos iniciais do ensino fundamental, articulando-os com as estratégias desenvolvidas na pré-escola, com qualificação e valorização dos (as) professores (as) alfabetizadores e com apoio pedagógico específico, a fim de garantir a alfabetização plena de todas as crianças. Os resultados parciais do objetivo 1 de 2016, 45,3% das crianças de 3.º ano do Ensino Fundamental tinham aprendizagem adequada de leitura; e do objetivo 2, 66,1%, aprendizagem adequada de escrita. Tais dados demonstram que ainda é necessário repensar as práticas educacionais que assegurem a alfabetização.
Disponível em: https://www.observatoriodopne.org.br/meta/alfabetizacao
A partir do tema abordado no trecho e com base no contexto educacional, discorra sobre a relação entre a didática como prática educativa e o processo de alfabetização.
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Texto 1
Compreender e realizar a Educação Básica, no seu compromisso social de habilitar o estudante para o exercício dos diversos direitos, significa, portanto, potencializá-lo para a prática cidadã com plenitude, cujas habilidades se desenvolvem na escola e se realizam na comunidade em que os sujeitos atuam. Essa perspectiva pressupõe cumprir o disposto não apenas na LDB, mas transpor os desafios como fundamento político-pedagógico, uma vez que o texto da LDB deve harmonizar-se com o dos demais textos que regulamentam e orientam a Educação Básica, principalmente no que diz respeito à avaliação.
Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/acesso-a-informacao/media/seb/pdf/d_c_n_educacao_bas…
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