Considere que a SPTrans deseja conceder os pontos de ônibus localizados na zona oeste do Município de São Paulo, com o fim de adequá-los às práticas de ESG (Environmental, Social and Governance), bem como proceder à reforma total dos equipamentos, com o emprego de materiais sustentáveis e utilização de energia limpa. No entanto, como o tema ainda é novo, a SPTrans não dispõe de todas as informações necessárias para a estruturação do negócio e, por isso, João, o servidor público responsável pelo setor de contratações, está considerando instaurar um Procedimento de Manifestação de Interesse – PMI. Em paralelo com sua insegurança a respeito da estruturação do projeto, João tem dúvidas a respeito de como poderia ser estabelecida a remuneração da futura concessionária e aspectos práticos da contratação.
Antes de prosseguir com a elaboração do edital da licitação, João elencou todos os seus questionamentos e solicitou parecer jurídico do advogado responsável a respeito dos seguintes pontos:
I. A SPTrans pode instaurar um Procedimento de Manifestação de Interesse – PMI? Se sim, como será aberto e de quais fases ele será composto?
II. A Lei nº 13.303/2016 determinou que as empresas estatais considerem as práticas de sustentabilidade ambiental?
III. Admite-se exigir que as participantes do processo licitatório tenham determinadas certificações ambientais?
IV. É possível que a concessionária seja remunerada exclusivamente por meio de receitas acessórias?
Com base na situação hipotética apresentada, elabore parecer explorando todos os questionamentos de João, observando as formalidades necessárias. Dispensa-se a produção do relatório.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
O município X realizou um alargamento de uma via pública, destacando parte da propriedade de Y, concluindo a obra em 01 de janeiro de 2013. Y ajuizou, em 1 de fevereiro de 2023, ação de desapropriação indireta em face do município X, alegando p apossamento administrativo de sua propriedade sem o pagamento da justa e prévia indenização. O município foi citado por edital, tendo decorrido o prazo sem apresentação de contestação. Foi proferida sentença pelo juiz da 1° Vara da Fazenda Pública condenando o município X ao pagamento do valor do imóvel, acrescido de juros compensatórios contados. A intimação da sentença foi feita por meio eletrônico, na data de 28 de abril de 2023. Como procurador do…
Considerando os princípios aplicáveis à licitação (Lei nº 14.133/21), responda:
a) Como compatibilizar o princípio do formalismo mitigado em certames licitatórios com o princípio constitucional da legalidade estrita?
b) Em que consistem os princípios da publicidade e da transparência? Como distingui-los e como se conjugam na Lei nº 14.133/21?
c) Em que consistem os princípios da segregação de funções e do desenvolvimento nacional sustentável? Esclareça se e como a interpretação sistemática do ordenamento jurídico ajuda, ou não, na compreensão e na aplicação de cada um.
Considere que João é advogado de empresa pública municipal responsável pela prestação do serviço de águas e esgotos. O provimento do emprego foi precedido de prévia aprovação em provas e títulos e João exerceu o cargo por mais de 20 anos. A empresa desempenhava a atividade em regime de monopólio e as execuções de suas condenações para pagar quantia certa se submetiam ao regime de precatórios, segundo decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal.
No ano de 2021, a empresa em questão foi extinta e o serviço público concedido a empresa privada, mediante procedimento que seguiu rigorosamente o rito constitucional e legal. Apesar da pressão de um grupo expressivo de exfuncionários e de parlame…



