CRN‑8 apresenta e‑book a profissionais da rede privada de ensino
O Conselho Regional de Nutricionistas do Paraná (CRN‑8) apresentou aos profissionais da área o e‑book intitulado Manual orientativo para Nutricionistas Atuantes no Ambiente Escolar da Rede Privada de Ensino. O evento ocorreu na última sexta‑feira (10). O livro pode ser acessado gratuitamente pelo site do CRN‑8.
“Essa atividade teve o objetivo de apresentar o trabalho desenvolvido pelo Conselho, bem como promover um debate sobre a atuação dos nutricionistas nas redes privadas de ensino”, comenta a coordenadora técnica do CRN‑8, Carolina Bulgacov Dratch.
Para a nutricionista Sarina Giongo Antoniassi, o e‑book é muito importante para “atualização dos profissionais e para o entendimento das obrigações do nutricionista escolar”. “É fundamental a presença de nutricionistas nas escolas devido a todo papel que eles têm a desempenhar como a educação nutricional, análise da saúde dos estudos, elaboração de cardápio conforme as necessidades nutricionais, entre outras atividades. Assim, o e‑book vem para servir como base para o cumprimento da legislação”, ressalta.
Já Ana Paula Remer, também nutricionista, salienta que o e‑book vem cumprir uma lacuna voltada ao papel dos nutricionistas na rede privada de ensino. “O e‑book tem todo o passo, tem a legislação mastigada e está tudo facilitado e explicado sobre o papel do profissional nas escolas privadas”, complementa.
O e‑book possui dez capítulos divididos em cem páginas. Os textos do material foram escritos pelas nutricionistas Cilene da Silva Gomes Ribeiro, Thatielly Schwarzbach de Souza Garcia, Juliana Guedes, Veridiane Sirota, Thais Bordenowski da Silva e Carolina Bulgacov Dratch.
Cada capítulo baseia‑se nas atribuições obrigatórias do nutricionista, conforme a Resolução CFN n.o 600, de 25 de fevereiro de 2018, segmento – Alimentação e Nutrição no Ambiente Escolar: subsegmento – Alimentação e Nutrição no Ambiente Escolar – Rede Privada de Ensino.
O lançamento oficial do livro tinha sido realizado em 10 de outubro, na sede da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba.
Internet: <www.crn8.org.br> (com adaptações).
Considerando que o texto acima tenha caráter exclusivamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do tema a seguir.
Caminhos para ampliar a participação de nutricionistas no ambiente escolar
Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
a) atuação do CRN‑8;
b) diálogo com a comunidade escolar; e
c) fiscalização e participação cidadã.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Impacto dos jogos olímpicos no desenvolvimento do esporte e na economia dos países‑sede
Os jogos olímpicos são um dos eventos esportivos mais prestigiosos e aguardados mundialmente, com uma história que remonta à Antiguidade. A realização do evento não só promove a competição entre atletas de elite, mas também influencia significativamente o desenvolvimento do esporte e da economia dos países que sediaram os jogos. Ao longo dos anos, a preparação e a execução dos jogos têm trazido benefícios e desafios para as cidades‑sede e para os atletas, refletindo o impacto global desse evento.
Considerando que o texto acima tenha caráter exclusivamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do …
É necessário reforçar que o gênero, determinado pelos cromossomos em nossa genética, não é um parâmetro para definir nossos direitos e deveres nas relações sociais. No Brasil, a desigualdade de gênero tem consequências graves em nossas relações sociais, pois ainda é usada como justificativa para a violência e, assim, reforçam-se a falta de representatividade nos espaços e as diferenças salariais.
Internet: <www.oxfam.org.br> (com adaptações).
Considerando que o texto acima tenha caráter exclusivamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do tema a seguir.
Os efeitos da desigualdade de gênero no Brasil contemporâneo
Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes …
Combater a extrema desigualdade no mundo é uma medida necessária e cada vez mais defendida por economistas e especialistas de diferentes perspectivas ideológicas. É fácil compreender a defesa dos estudiosos ao se deparar com dados da disparidade: enquanto o 1% mais rico do mundo acumula mais que o dobro da riqueza de 92% da população, quase metade das pessoas no Planeta sobrevive com menos de cinco dólares e meio por dia. Os dados são da Oxfam, organização internacional de combate à pobreza e à injustiça social, publicados em 2020.
Internet: <revistadarcy.unb.br> (com adaptações).
Uma pesquisa do Instituto Atlas‑Intel e veiculada em artigo da revista Piauí, de fevereiro de 2024, detalh…



