A administração pública chega a este novo milênio com a tarefa de se ajustar a um mundo em constante mudança, no qual se exige dos governantes maior eficiência estatal aliada a um rol crescente de serviços públicos, com maior qualidade, controle social e garantia dos direitos individuais. As novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), entre as quais se destacam a internet, as redes de computadores, a transmissão via satélite e a telefonia móvel, criaram condições para o surgimento de sociedades do conhecimento. Em tal conjuntura, o Estado, por intermédio do governo eletrônico, é o principal instrumento de que os cidadãos dispõem atualmente para enfrentar os desafios impostos pela globalização, por meio de interações inéditas da sociedade, empresas e governos. Nesse ambiente, os valores que dizem respeito à governança são fundamentais.
BRAGA, L. V; ALVES, W. S.; FIGUEIREDO, R. M da C.; SANTOS, R. R. dos. O papel do Governo Eletrônico no fortalecimento
da governança do setor público. Revista do Serviço Público Brasília 59 (1): 05-21 Jan/Mar 2008, p 5.
Considerando as informações apresentadas, disserte sobre a relação entre o conceito de governança responsiva na administração pública e o Portal da Transparência disponibilizado pelo Governo Federal como forma de empoderamento entre os cidadãos e o Estado.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
O controle social é inegavelmente um importante instrumento para consolidar a democracia e para fortalecer as ferramentas de participação popular e transparência. Neste sentido, a democracia participativa vem crescendo nos últimos tempos devido à demanda em torno da ampliação das formas de controle exercidas pela comunidade. Assim, acaba por fortalecer e construir os espaços institucionais de participação popular que intervêm no processo de formulação e avaliação das políticas públicas.
Face o exposto, explique o que é controle na gestão pública, os tipos de controle e exemplifique as formas de participação popular, assim como mencione os agentes fiscalizadores das políticas públicas e quais…
“As organizações preocupam-se com desafios, tais como: globalização, pessoas, clientes, produtos/serviços, conhecimento, resultado e tecnologia. No que se refere às pessoas, isso implica em educação, treinamento, motivação, liderança, oferta de uma cultura participativa e oportunidades de realização pessoal para os indivíduos que trabalham na organização. A empresa deve informar quais são os objetivos a serem alcançados, com foco na missão e visão e oferecer oportunidades de crescimento profissional, bem como um ambiente agradável, com autonomia e liberdade. Para alcançar todo o seu potencial de realizações, a organização precisa ter as pessoas adequadas disponíveis para o trabalho a ser rea…
A prefeitura de Fortaleza decretou situação de emergência e calamidade pública em razão das chuvas na cidade, diversas famílias perderam suas casas nas enchentes necessitando de auxílio do poder público. O prefeito pretende criar uma nova ferramenta de política pública que facilite o acesso dessas famílias às ações de ajuda do governo.
À luz dessa situação hipotética, descreva qual o tipo de política pública (distributiva, redistributiva, regulatórias ou constitutivas) que seria mais viável de ser aplicado no caso em tela? O fato de ter decretado situação de emergência auxiliará na criação dessa nova política pública?



