Conforme Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira, em sua obra “Administração: evolução do pensamento administrativo, instrumentos e aplicações práticas”, “planejamento é a metodologia administrativa que permite diagnosticar e analisar situações atuais, de estabelecer resultados – objetivos e metas – a serem alcançados pelas empresas e pelas pessoas e de delinear ações – estratégias – para se alcançar esses resultados, bem como de leis e normas – políticas – que servem de sustentação a esse procedimento administrativo. Portanto, a função planejamento tem a finalidade, desde que seja elaborada de maneira estruturada, de proporcionar toda a sustentação para que uma empresa, cidade, região ou pessoa consiga estabelecer uma situação futura desejada e o que deve ser realizado para se alcançar essa situação, ou, pelo menos, se aproximar o máximo desse futuro desejado”.
Com base no exposto e considerando a função planejamento organizacional, explique as principais diferenças existentes entre os três níveis de planejamento bem como a relação entre eles. Ainda, em seu texto, disserte sobre a importância de os participantes do planejamento operacional serem ouvidos pelos desenvolvedores do planejamento estratégico e de que forma tal integração poderia contribuir para o desempenho organizacional.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Descreva as características da Administração Pública e explique seus princípios básicos. Como essas características e princípios fundamentais influenciam o funcionamento e a atuação do Estado na gestão dos interesses coletivos? Apresente exemplos de como a observância dos princípios da Administração Pública é crucial para a garantia da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência na prestação dos serviços públicos.
Descreva a importância das rotinas administrativas dentro de uma organização e explique como elas contribuem para a eficiência e a organização dos processos internos. Quais são os principais elementos que compõem as rotinas administrativas e como eles se relacionam para garantir a realização das atividades de forma sistemática e ordenada? Discuta os desafios comuns enfrentados na implementação e manutenção das rotinas administrativas e estratégias para superá-los.
Aborde a importância da melhoria de processos administrativos dentro de uma organização e discuta como ela pode contribuir para o aumento da eficiência, redução de custos e melhorias na qualidade dos serviços prestados. Quais são os principais passos envolvidos no processo de melhoria de processos administrativos e como eles podem ser aplicados na prática? Além disso, destaque a relevância da cultura organizacional e do engajamento dos colaboradores nesse processo de melhoria contínua.



