Atenção: dados pessoais são um dos maiores ativos na era digital
Agência Planeta Diário, em 18 de Brumário de 20×5.
A tecnologia está presente em tudo o que permeia o cotidiano e seu impacto na vida do indivíduo é incomensurável. A internet é usada para diversas atividades, tais como comunicação, pagamento de contas, compra de produtos em sites de comércio eletrônico, entre outras.
De acordo com a Statistica, em abril de 2022 a internet atingiu 63% da população mundial, cerca de 5 bilhões de pessoas. Desse total, 4,65 bilhões – mais de 93% são usuários de redes sociais.
A quantidade de dados prevista para ser criada, capturada, copiada e consumida em 2022 é de 97 zettabytes. De acordo com a Plataforma DOMO, o volume e a variedade de dados criados a cada minuto na internet em 2022 são:
- 231 milhões de e-mails,
- 16 milhões de textos enviados pelos celulares (whatsapp por exemplo),
- 5,9 milhões de pesquisas no Google,
- 1,7 milhão de novos conteúdos pelo Facebook,
- 66K fotos no Instagram,
- 500 horas de vídeos do Youtube,
- 347 mil novos tweets,
- 105k horas de Zoom,
- US$ 443.000 em gastos na Amazon,
- US$ 90 milhões em gastos com criptomoedas.
São números de tirar o fôlego e a internet não é uma espécie de “terra sem lei”. A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), ou Lei 13.709/2018, permite ao cidadão brasileiro exigir das empresas públicas e privadas, não importa se a respectiva sede ou seus centros de dados estejam localizado no Brasil ou no exterior, informações claras sobre quais dados foram coletados, como estão armazenados e para quais finalidades são usados.
Os temos e condições de uso das plataformas, bem como seus algoritmos, definem o que pode ser dito e ouvido. No Ordenamento Jurídico brasileiro existe também uma série de normas estabelecendo direitos, deveres e mecanismos judiciais aplicáveis no âmbito das redes sociais, insertas no chamado Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014), no Código Civil Brasileiro (Lei 10.406/2002), no Código Penal Brasileiro (Dec-Lei 2.848/40) e na própria Constituição Federal. (…)
Adaptado de https://www.em.com.br/app/colunistas/juventude-reversa/2022/12/08/noticia-juventude-reversa
Considerando as informações apresentadas, elabore um texto dissertativo sobre internet e redes sociais, abordando, necessariamente, as respostas para os seguintes questionamentos:
- Como os princípios da arquitetura de sistemas distribuídos são aplicados no desenvolvimento de plataformas de redes sociais para garantir escalabilidade e disponibilidade? [valor: 12,50 pontos]
- Qual é o papel das técnicas de balanceamento de carga para a infraestrutura de redes sociais? [valor: 9,50 pontos]
- Como tecnologias de banco de dados NoSQL, como o MongoDB e o Cassandra, são utilizadas para atender às demandas específicas de armazenamento e recuperação de dados em redes sociais, em comparação com bancos de dados relacionais tradicionais? [valor: 12,50 pontos]
- Quais são as estratégias e algoritmos mais comuns empregados na implementação de sistemas de cache para otimizar o acesso a dados frequentemente acessados em redes sociais, e como eles contribuem para a redução da latência e a melhoria do desempenho geral do sistema? [valor: 12,50 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
- conceitue o processo e o mecanismo de envio de sinais para o comando kill; [valor: 3,00 pontos]
- cite três estados do processo ativos no sistema operacional Linux; [valor: 2,50 pontos]
- indique as funções de cada um dos comandos ps, nice e renice. [valor: 4,00 pontos]
Ao ser questionada sobre as ações que estavam sendo tomadas na área de segurança cibernética para proteger os usuários do serviço de aviação civil, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) emitiu a seguinte nota
Em 2023, a Agência promoveu ações de orientação ao setor, cooperação internacional, governança, gestão, conscientização e capacitação.
O ano de 2023 foi marcado por grandes desafios e conquistas para a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) na área de segurança cibernética. A instituição reconhece a importância de proteger as operações do setor de aviação civil brasileiro contra ataques e interferências cibernéticas, que podem comprometer a segurança (safety e security) dos voos …
Análise o texto apresentado a seguir:
Situação 1
O desastre aéreo de Tenerife foi um acidente aéreo ocorrido no dia 27 de março de 1977, um domingo, no aeroporto de Los Rodeos (atual aeroporto de Tenerife Norte), localizado na ilha espanhola de Tenerife, no arquipélago das Canárias.
A tragédia, na qual envolveram-se dois Boeing 747, um da KLM Royal Dutch Airlines procedente de Amsterdam e outro da Pan American, procedente de Los Angeles, matou 583 pessoas e se tornou o maior desastre aéreo da história.
Fatores combinados foram apontados como a causa do desastre, como sobrecarga abrupta no aeroporto de Tenerife, tempo ruim e erro do controle de tráfego aéreo. Este desastre tem sido amplamente…



