Em outubro de 2020, considerando a necessidade selecionar candidatos com maior experiência profissional e maturidade pessoal, o Presidente da República editou Medida Provisória (MP) implementando a idade mínima de 35 (trinta e cinco) anos para o ingresso na magistratura. Além disso, há dispositivo instituindo crédito extraordinário para o enfrentamento de questões de saúde pública, bem como o aumento da alíquota do imposto sobre produtos industrializados com vigência já em novembro de 2020.
Após 45 (quarenta e cinco) dias de sua publicação, o procedimento parlamentar para aprovação da MP entrou em regime de urgência, ficando sobrestadas todas as demais deliberações legislativas da Casa em que estava tramitando.
Descontente com as questões tratadas na MP, bem como em relação à suspensão de outras deliberações de seu interesse, como um projeto de lei complementar, um parlamentar solicitou informações sobre as consequências da não aprovação da MP no prazo constitucional.
Considerando a situação acima descrita, na ótica do Supremo Tribunal Federal, redija um texto dissertativo analisando a Medida Provisória editada, bem como as consequências jurídicas de sua não aprovação dentro do prazo previsto constitucionalmente.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Em determinada ação judicial, a fazenda pública alega que um novo precedente judicial vinculante do STF, proferido em sede de controle de constitucionalidade, faria cessar os efeitos prospectivos da coisa julgada formada em determinado processo individual, transitado em julgado, que tratou de relação jurídica tributária de trato sucessivo, com desfecho favorável à empresa Alfa S.A. Segundo a fazenda pública defende, a coisa julgada formada naquele processo individual, em que se reconheceu como indevida a cobrança de determinado tributo federal por violação à Constituição Federal de 1988, não poderia prevalecer quanto aos efeitos futuros em relação tributária de trato sucessivo, considerada a…
Considere a seguinte situação hipotética:
No curso de processo de execução contra sociedade limitada, o juiz, atendendo a pedido do exequente, determinou a penhora de parte do estabelecimento industrial da executada.
Nessa situação hipotética, a decisão do juiz encontra amparo em entendimento do Superior Tribunal de Justiça? Justifique sua resposta.
José, domiciliado no município X, demandou judicialmente esse ente público para pleitear o custeio de determinado tratamento de saúde não incluído nas políticas públicas do referido município. A ação de obrigação de fazer foi proposta na vara de fazenda pública da justiça estadual situada naquele ente federado.
Conforme o teor da petição inicial formalizada por José, o tratamento pleiteado incluía o fornecimento de medicamento importado de alto custo, sem registro na ANVISA, embora a agência tenha expedido autorização genérica de importação, e que não figurava na relação do Programa de Dispensação de Medicamentos em Caráter Excepcional, do Sistema Único de Saúde (SUS), tendo sido identificad…



