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Q305600 | Contabilidade de Custos
Banca: FGVVer cursos
Ano: 2022
Órgao: TCE-TO - Tribunal de Contas do Estado do Tocantins

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A despeito de todos os avanços na geração e divulgação de informações contábeis por entidades públicas, um desafio que ainda persiste se refere às informações de custos. A institucionalização de tais informações tem o potencial de auxiliar na tomada de melhores decisões em termos de alocação de recursos e avaliação de resultados.

A partir do contexto apresentado, tendo como base a NBC TSP 34 – Custos no Setor Público, elabore um texto que aborde os seguintes elementos:

a) indicação de dois objetivos da adoção de um sistema de informação de custos em uma entidade pública;

b) descrição de dois sistemas de acumulação de custos passíveis de serem adotados em uma entidade pública;

c) dois métodos de custeio que podem servir para apropriação de custos a um objeto de custo de uma entidade pública.

Esta questão foi adaptada para 30 linhas. Banca original: FGV

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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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MatériaContabilidade de Custos
BancaFGV

Tendo como base o pronunciamento técnico CPC 16 – Estoques, elabore um texto dissertativo abordando o que se pede a seguir:

  • Apresente o conceito de estoques;
  • Cite e defina as formas da mensuração do estoque;
  • Discorra sobre os critérios de valoração do estoque.

Uma empresa industrial decidiu adotar no próximo ano as seguintes medidas para melhorar a gestão de custos e a lucratividade dos três tipos de produtos que atualmente fabrica.

I Os empregados da empresa, que recebem salários com base no valor do salário mínimo, passarão a ser remunerados exclusivamente em função da quantidade de peças produzidas.

II Uma vez que a empresa não sabe exatamente quanto tempo tal supervisor dedica a cada tipo de produto, em vez de um único supervisor responsável pelo gerenciamento de toda a produção, será designado um supervisor exclusivo para a gestão de cada tipo de produto fabricado pela empresa.

Com referência às medidas descritas na situação hipotética acima,…

Uma sociedade empresária produz e vende um tipo de computador. O preço unitário de venda dos computadores é de R$3.000, sendo que os empregados recebem uma comissão de 4% deste valor sobre cada unidade vendida. Além disso, os seus custos variáveis são de R$1.200 e os custos fixos de R$50.000. A sociedade empresária incorre, ainda, em despesas fixas de R$30.000.

Em janeiro de X0, a sociedade empresária produz e vende 60 computadores.

Pede-se calcular:

a) a margem de segurança em termos percentuais em janeiro;

b) o grau de alavancagem operacional, considerando que a entidade estima produzir e vender 70 computadores em fevereiro de X0.

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