As contribuições da Nova Administração Pública e do Movimento Reinventando o Governo foram decisivas para a conformação de uma abordagem gerencial na Administração Pública. Neste contexto, surge o debate sobre a aplicação de uma perspectiva empreendedora como caminho para a mudança na gestão pública.
Sendo assim,
- Apresente o conceito de empreendedorismo governamental. [valor:9,00 pontos]
- Apresente pelo menos 1 similitude e 1 diferença entre o empreendedorismo governamental e o empreendedorismo no setor privado. [valor: 8,00 pontos]
- Descreva ao menos duas motivações (ou objetivos) do empreendedorismo governamental. [valor: 7,00 pontos]
- Apresente um exemplo de empreendedorismo governamental na administração pública brasileira. [valor: 7,00 pontos]
- Apresente uma crítica ao conceito ou à prática do empreendedorismo governamental. [valor: 7,00 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
TCU inicia avaliação sobre transparência dos portais públicos em nível federal
Levantamento dos dados leva em conta a clareza e a facilidade das informações digitais disponibilizadas pelo poder público à sociedade
Por Secom
30/04/2025
O Tribunal de Contas da União (TCU) autorizou, na sessão plenária de 9 de abril, por meio do Acórdão 788/2025, o início em âmbito federal do ciclo 2025 do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP). Trata-se de levantamento anual da transparência das informações disponíveis nos portais públicos das três esferas de governo em todos os poderes da República, realizado em conjunto pelos 33 tribunais de contas que integram o sistema de controle externo nacion…
Uma instituição encontrava-se com o desafio de remodelar integralmente seu planejamento, contemplando todas as etapas que se fizessem necessárias.
Realizado o trabalho de elaboração do planejamento, foram apresentados à alta administração da instituição apenas os seguintes documentos:
I relatório de análise de cenários, contendo exclusivamente as oportunidades e ameaças apresentadas pelo mercado;
II proposição da visão de futuro institucional;
Em referência à situação hipotética acima apresentada, elabore um parecer a respeito do trabalho de elaboração do planejamento realizado, analisando os seguintes aspectos:
- adequação da análise de cenários apresentada, abordando o conceito de cada cená…
Liderança denota um processo que influencia as atividades individuais e de grupos para que estas atinjam o resultado esperado e representa uma competência de caráter relacional baseada no exercício da influência. A regra é fazer com que o desejo, o interesse e o ânimo no outro seja despertado, a fim de que as pessoas adotem comportamentos ou cumpram tarefas, procurando atingir os objetivos da empresa, especialmente os expostos como de bem comum.
Os líderes são pessoas que influenciam o processo de mudança, por sua atitude de fazer as coisas acontecerem. São responsáveis pela coleta e junção das energias de um grupo para a conquista e superação de desafios, e capazes de perceber a necessidade…



