O que são fake news?
Fake news são notícias falsas publicadas por veículos de comunicação como se fossem informações reais. Esse tipo de texto, em sua maior parte, é feito e divulgado com o objetivo de legitimar um ponto de vista ou prejudicar uma pessoa ou grupo (geralmente figuras públicas).
As fake news têm um grande poder viral, isto é, espalham-se rapidamente. As informações falsas apelam para o emocional do leitor/espectador, fazendo com que as pessoas consumam o material “noticioso” sem confirmar se seu conteúdo é verdadeiro.
O poder de persuasão das fake news é maior em populações com menor escolaridade e que dependem das redes sociais para obter informações. No entanto, as notícias falsas também podem alcançar pessoas com maior grau de escolaridade, já que o conteúdo está comumente ligado ao viés político.
A produção e veiculação de fake news constituem um verdadeiro mercado. Esse universo é alimentado por pessoas de grande influência que contratam equipes especializadas nesse tipo de conteúdo viral. Essas equipes podem ser compostas por ex-jornalistas, publicitários, profissionais de marketing e profissionais da área de tecnologia. Para legitimar as fake news, as páginas que produzem e divulgam esse tipo de informação costumam misturar as publicações falsas com a reprodução de notícias verdadeiras de fontes confiáveis.
Internet: <brasilescola.uol.com.br> (com adaptações).
Falsa reportagem fotográfica alerta para manipulação de imagens
Veles é um nome ligado à desinformação: uma cidade da Macedônia do Norte que se tornou o centro de produção mundial de fake news. Isso motivou o fotógrafo Jonas Bendiksen a explorar os limites da imagem, inventando uma reportagem que conseguiu passar pelos filtros de verificação de sua profissão.
Devido às tecnologias que permitem criar imagens do zero graças à inteligência artificial, Bendiksen, com 20 anos de experiência, “começou a ter problemas para diferenciar as imagens artificiais das imagens reais”. Brincando com a história da cidade de Veles, ele publicou uma fotorreportagem em forma de livro, cujos protagonistas são pessoas criadas em 3D. O norueguês esperou meses para que sua fraude fosse descoberta. Queria provocar uma reflexão sobre o perigo das imagens manipuladas, mas, como ninguém descobria, Bendiksen inscreveu seu trabalho em um festival de fotojornalismo. E foi aceito.
A verdade só foi revelada quando Bendiksen anunciou sua falsificação em uma entrevista. A declaração do fotógrafo é reveladora: “Meu público é provavelmente formado pelas pessoas que mais conhecem o material visual, como fotógrafos e editores de imagem. E eles não reagiram quando viram a obra. Chegamos a um ponto em que a informação artificial pode enganar até o olho mais perspicaz”.
Internet: <em.com.br> (com adaptações).
Considerando que os textos precedentes têm caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo a respeito do seguinte tema.
O USO DA TECNOLOGIA DIGITAL PARA A PRODUÇÃO DE FAKE NEWS E OS POTENCIAIS RISCOS PARA A SOCIEDADE E PARA A DEMOCRACIA
Em seu texto, aborde os seguintes aspectos:
1 relação entre as tecnologias digitais e a manipulação dos fatos; [valor: 6,00 pontos]
2 perigos das fake news para a sociedade e para a democracia; [valor: 7,00 pontos]
3 medidas que podem ser tomadas para minimizar esses riscos. [valor: 6,00 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A imagem da democracia cotidiana é semelhante ao movimento dos átomos: a física impede que eles se expandam para dentro uns dos outros, e sequer é possível que se toquem sem que se explodam. No entanto, eles tampouco são capazes de governar seu ímpeto de expansão, sua vontade de potência. Assim, os átomos se espremem entre si, crescendo até o limite um do outro, cumprindo duas regras: a de se expandir e a de não invadir o espaço do outro. Na vida social, a mesma dinâmica está dada em todos os lugares em que os encontros são inevitáveis. Tudo acontece no profundo das relações, das pequenas e das grandes, que determinam a dinâmica da convivência.
Internet: <https://diplomatique.org.br/> …
Situação hipotética:
O Ministério da Fazenda passou a utilizar um sistema de inteligência artificial (IA) para realizar a triagem automatizada de pedidos de restituição de tributos. O algoritmo classifica as solicitações em níveis de risco, priorizando aquelas com indícios de inconsistência. Após a implementação, servidores passaram a aprovar ou indeferir automaticamente parte dos pedidos com base nas recomendações geradas pelo sistema, sem análise individualizada dos casos. Algumas empresas, ao se sentirem prejudicadas, apresentaram reclamações, alegando falta de transparência e ausência de motivação administrativa nas decisões.
O caso foi levado à Controladoria-Geral da União (CGU), que de…
As tecnologias de inteligência artificial (IA) são desenvolvidas e aplicadas em diferentes campos científicos, como biologia, física, matemática e ciências sociais, tendo o potencial de elevar a qualidade da pesquisa científica. Contudo, embora se reconheçam aspectos positivos no uso de IA na pesquisa científica, são também identificadas preocupações, que incluem principalmente a opacidade das ferramentas de IA, consideradas por muitos “caixas-pretas”, que não permitem entender as razões subjacentes aos resultados gerados por IA.
Virgílio Almeida e Elen Nas. Desafios da IA responsável na pesquisa científica.
In: Revista USP, São Paulo, n.º 141, 2024 (com adaptações).
A introdução da IA no me…



