Maria Luísa, 6 anos de idade, é aluna do primeiro ano do ensino fundamental. É uma menina admirada por todos pelo rico e variado repertório vocabular e por sua capacidade de conversar tanto com crianças da sua faixa etária, como com outras, mais velhas, e até com os adultos. Muito falante, questiona tudo que não compreende e não se cala enquanto não encontra respostas que a satisfaçam. Seus pais são comunicativos e gostam muito de brincar e conversar com ela. Nos finais de semana, a família sempre tem alguma programação cultural e de lazer. Além dos pais, Maria Luísa faz desenhos e outras atividades manuais com a avó materna, com quem também inventa músicas a partir dos desenhos que produzem.
Luís Otávio, também de 6 anos de idade, é colega de classe de Maria Luísa. Seus pais estão sempre muito ocupados com o trabalho e com compromissos sociais. Desde que Luís nasceu, ele é acompanhado por pessoas adultas que garantem que o menino se alimente bem, tome banho, faça as tarefas da escola e durma no horário determinado. Recentemente, na devolutiva das avaliações bimestrais, a professora revelou preocupação com o desenvolvimento do menino, pois, além de labilidade emocional e baixa resistência à frustração (chora se for contrariado), a capacidade de comunicação do Luís também é restrita por seu vocabulário pobre em relação à idade.
Considerando a situação hipotética apresentada, redija um texto dissertativo acerca da influência do ambiente na aprendizagem da criança. Em seu texto, aborde os seguintes aspectos:
1 postulados de Frederic Skinner acerca do processo de ensino-aprendizagem; [valor: 3,50 pontos]
2 postulados de Maria Montessori acerca do referido processo; [valor: 3,50 pontos]
3 aproximações e distanciamentos entre os dois postulados. [valor: 2,50 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A opinião de educadores sobre o uso do celular em sala de aula pode variar de acordo com o contexto cultural, a idade dos alunos, o tipo de educação e objetivos pedagógicos. A seguir, são
apresentados alguns argumentos de especialistas.
- Potencial para distração: o uso indiscriminado de celulares em sala de aula pode levar a distrações, prejudicando o aprendizado e a participação dos alunos nas atividades escolares.
- Impacto no desempenho acadêmico: o uso excessivo de telefones celulares pode interferir negativamente no desempenho acadêmico, especialmente quando os alunos o utilizam para fins não relacionados ao estudo durante as aulas.
- Ferramenta educacional: alguns especialistas acreditam q…

“Falta amor no mundo, mas falta também interpretação de texto”, diz uma frase atribuída ao jornalista Leonardo Sakamoto constantemente veiculada nas redes sociais, seja qual for o assunto em questão. De história a aquecimento global, de política ao meme do dia, aparentemente as pessoas têm muita dificuldade em interpretar e compreender o que outras pessoas querem dizer. E, se isso é um problema na idade adulta, a solução pode estar em ensinar essas duas habilidades lá no início, no ensino básico.
O Brasil, especificamente, ainda enfrenta muitas dificuldades para alfabetizar seus estudantes na idade correta. Os motivos são muitos, mas é justamente na alfabetização que o problema da falta da …
A partir da utilização de tecnologias digitais, as trilhas de aprendizagem passaram a ser instrumentos de formação continuada em diferentes instituições, privadas ou públicas. A respeito do papel dessa metodologia no setor público, redija um texto dissertativo, atendendo ao que se pede a seguir.
1 Conceitue trilhas de aprendizagem e aborde sua aplicação na formação continuada. [valor: 7,00 pontos]
2 Discorra sobre um desafio enfrentado na implementação dessa metodologia [valor: 3,50 pontos] e um de seus benefícios no desenvolvimento de competências técnicas e gerenciais [valor: 3,50 pontos].
3 Explique como a adoção de trilhas de aprendizagem pode contribuir para o fortalecimento e a qualida…



