O procurador-geral do MPTO aprovou a criação de uma revista eletrônica para a divulgação de notícias relacionadas às ações do órgão e determinou a elaboração de um projeto de design para a revista, com um layout atraente e funcional, de modo a destacar, de forma clara e coesa, as notícias e informes do órgão.
Tendo como referência a situação hipotética apresentada, redija um texto dissertativo em atendimento ao que se pede a seguir.
1 Discorra sobre os quatro princípios propostos por Robin Williams — contraste, alinhamento, proximidade e repetição —, para o desenvolvimento de um projeto gráfico eficaz e esteticamente agradável. [valor: 4,00 pontos]
2 Discorra sobre a contribuição de cada um dos referidos princípios para a eficácia e a estética do layout da revista eletrônica do MPTO. [valor: 5,50 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Curso sobre o STJ será aberto ao público
A partir do próximo dia 17, o público poderá se inscrever no curso a distância STJ: História, Competências e Organização Interna. O curso faz parte do subprograma Conexão Cidadã, do programa Aprimore Cidadão, e tem como objetivo ampliar a relação da população com o Superior Tribunal de Justiça. Serão duas turmas, com 50 vagas cada uma, no período de 31 de agosto a 25 de setembro. Os alunos inscritos farão o curso em seu próprio ritmo e contarão com tutores voluntários para tirar dúvidas e compartilhar materiais.
Tendo em vista que o texto apresentado foi produzido pela assessoria de imprensa do STJ e publicado na sala de notícias do sítio eletrônico d…
Com o advento das mídias eletrônicas, jornais e revistas precisaram encontrar formas de se fazerem úteis, já que o público tem acesso imediato às informações sobre o que se passa no mundo e não precisa esperar por uma edição em papel que estará disponível muitas horas mais tarde. Um caminho que tem sido explorado é o da interpretação dos fatos para agregar algum valor à notícia publicada pelo jornal ou pela revista. Surge o gênero interpretativo, que apresenta texto construído com o propósito de interpretar um fato, mesclando notícia e análise.
Em outro ponto está o jornalismo investigativo, gênero que procura descobrir e contar a todos aquilo que se está tentando esconder da opinião pública…
Todo mundo sabe o quanto os erros de português irritam — não só os leitores, com razão, mas também os jornalistas, que ficam chateadíssimos quando percebem um deslize seu no papel. Isso se agrava no jornalismo impresso, em que o erro não pode ser corrigido, diferentemente da Internet — não que a sensação de culpa seja menor, mas pelo menos há uma forma de atenuar a falta de atenção.
Erros existem desde sempre, em todas as mídias, inclusive em trabalhos acadêmicos e livros de ficção e não ficção. Na imprensa, eles aparecem mais, já que são textos que atingem mais gente e normalmente repercutem mais. Todos procuram errar o mínimo possível, especialmente porque essas agressões à norma padrão fe…



