No ano de 2024, o Ministério Público do Estado do Tocantins pretende executar os projetos A e B. No entanto, na fase de planejamento, a equipe técnica do órgão constatou dois óbices orçamentários à execução, quais sejam: 1) a dotação orçamentária para executar o projeto A é insuficiente para concluí-lo neste ano; 2) as despesas necessárias para executar o projeto B não estão previstas e autorizadas no orçamento anual do órgão. As questões foram submetidas ao setor de contabilidade do órgão para análise e apresentação de soluções para contornar os óbices mencionados.
Considerando a situação hipotética descrita, elabore um texto dissertativo a respeito dos créditos adicionais suplementares e especiais e a respeito de sua aplicação ou não às situações dos projetos A e B do Ministério Público do Estado do Tocantins. Ao elaborar seu texto, atenda ao que se pede a seguir.
1 Explique a finalidade de cada um dos referidos créditos adicionais. [valor: 2,50 pontos]
2 Explique a forma de criação e abertura dos referidos créditos adicionais, de acordo com a Lei n.º 4.320/1964. [valor: 2,50 pontos]
3 Cite 4 fontes de recursos disponíveis para a abertura dos referidos créditos adicionais. [valor: 4,50 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
De acordo com o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP – 2023), as entidades do setor público possuem particularidades que as distinguem de outras. Nesse contexto, destaca-se a importância de se compreender os diferentes aspectos da contabilidade aplicada ao setor público, de modo a interpretar corretamente as informações contábeis.
Com base no manual supracitado, explique os tópicos apresentados a seguir:
1. A natureza e o propósito dos ativos e passivos no setor público.
2. O que compreende os aspectos da contabilidade aplicada ao setor público e quais os principais instrumentos de sua evidenciação.
Plano de contas é a estrutura básica da escrituração contábil, formada por uma relação padronizada de contas contábeis, que permite o registro contábil dos atos e fatos praticados pela entidade de maneira padronizada e sistematizada, bem como a elaboração de relatórios gerenciais e demonstrações contábeis de acordo com as necessidades de informações dos usuários. O Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP), a fim de garantir a integridade dos procedimentos contábeis, assim como a qualidade, consistência e transparência das informações geradas, elenca quatro regras de integridade relativas ao Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP).
Considerando que o texto precedent…
Em atenção às determinações normativas emanadas pela Secretaria do Tesouro Nacional e pelo Conselho Federal de Contabilidade e de modo a assegurar a evidenciação da situação orçamentária, financeira e patrimonial no contexto da internacionalização da contabilidade brasileira, foram realizados ajustes nas demonstrações orçamentárias financeiras e patrimoniais dos entes públicos. Conhecer os novos padrões e parâmetros para a elaboração dessas demonstrações é condição essencial para que os contadores públicos bem executem suas funções.
Considerando o texto apresentado como unicamente motivador, redija um texto dissertativo em que sejam abordados o conceito, o objetivo e os componentes das segui…



