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Q297023 | Biblioteconomia
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2024
Órgao: MPE TO - Ministério Público do Estado do Tocantins
Cargo: Analista Ministerial - MPE TO

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Uma biblioteca jurídica está diante do desafio de selecionar e adquirir materiais informacionais e de consulta que possam se adaptar às demandas em constante mudança do campo jurídico. No entanto, essa tarefa tem sido dificultada por uma política de aquisição de material em que se priorizam autores renomados e editoras de prestígio, negligenciando-se a diversidade e a atualização da coleção. Em face da situação hipotética apresentada, proponha, em forma de texto dissertativo, a solução para o problema apresentado, abordando os seguintes aspectos:

1 ações necessárias em relação à política de desenvolvimento do acervo ou coleção; [valor: 4,00 pontos]

2 critérios de seleção e aquisição de material; [valor: 4,00 pontos]

3 ações esperadas do profissional de biblioteconomia. [valor: 1,50 ponto]


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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MatériaBiblioteconomia
BancaCebraspe (Cespe)

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