Atualmente, os novos sistemas computacionais aplicados à arquitetura que pretendem suprir as inúmeras lacunas da concepção e da construção estão voltados para os sistemas BIM (building information modeling). Esse novo instrumento para concepção arquitetônica e construção enfoca no modelo único tridimensional para o gerenciamento de todo o ciclo de vida do projeto, cobrindo desde a concepção, construção, integração dos projetos complementares até o desmonte da edificação. Visto que o modelo tridimensional específico é uma aproximação da realidade, modelado de acordo com os componentes reais de construção (como paredes, piso etc.), a característica de banco de dados visuais de famílias de objetos da construção nos novos sistemas computacionais aplicados à arquitetura deve abranger toda a gama de informações e atributos específicos de cada componente e que poderá vir a ser utilizado na confecção e na construção da edificação.
Considerando que as informações precedentes têm caráter unicamente motivador, redija, na condição de analista ministerial especializado – área de atuação: arquitetura e urbanismo membro da equipe responsável pela criação de uma nova edificação para o prédio sede do Ministério Público do Estado do Tocantins e designado para descrever a importância da aplicação de novas tecnologias no projeto de obras públicas, um texto dissertativo em que sejam abordados os seguintes aspectos:
1 possibilidades e barreiras na experimentação do processo de projetação bidimensional em comparação ao tridimensional; [valor: 3,00 pontos]
2 uso de modelos computacionais paramétricos dos sistemas BIM no processo de projetação arquitetônica; [valor: 3,00 pontos]
3 importância da implementação dos sistemas BIM nas obras públicas. [valor: 3,50 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Os espaços livres possuem enorme importância para as cidades – em que pese serem frequentemente mal tratados pelos agentes públicos e privados, seja como espaços do cotidiano, seja como lugar de convivência nas mais diversas escalas, seja como lócus preferencial das manifestações políticas e de tantas outras práticas sociais. Os espaços livres, privados ou públicos, são os principais elementos capazes de prestar serviços ambientais no meio urbano.
Eugenio Fernandes Queiroga. Da relevância pública dos espaços livres: um
estudo sobre metrópoles e capitais brasileiras. In: Revista do Instituto de Estudos
Brasileiros, São Paulo, n.º 58, jun./2014, p. 105-132 (com adaptações).
1.º Conquanto…
A tecnologia BIM (building information modeling) representa uma nova abordagem na construção: os objetos são específicos e definidos por parâmetros e regras que determinam a geometria, assim como por algumas propriedades e características não geométricas; os parâmetros e regras permitem a atualização automática dos objetos de acordo com o controle do usuário ou mudança de contexto. Essa tecnologia permite que vários envolvidos possam, de forma colaborativa, especular, conceber, utilizar e atualizar modelos tridimensionais digitais da construção. Os processos de trabalho que envolvem as ferramentas BIM desenvolvem-se em torno de um modelo tridimensional único da simulação da construção, no qu…
Atualmente, os novos sistemas computacionais aplicados à arquitetura que pretendem suprir as inúmeras lacunas da concepção e da construção estão voltados para os sistemas BIM (building information modeling). Esse novo instrumento para concepção arquitetônica e construção enfoca no modelo único tridimensional para o gerenciamento de todo o ciclo de vida do projeto, cobrindo desde a concepção, construção, integração dos projetos complementares até o desmonte da edificação. Visto que o modelo tridimensional específico é uma aproximação da realidade, modelado de acordo com os componentes reais de construção (como paredes, piso etc.), a característica de banco de dados visuais de famílias de obje…



