Verificada a necessidade de melhoria na segurança na rede de computadores do Ministério Público do Estado do Tocantins (MPTO), especialmente, nos serviços oferecidos aos cidadãos por meio de serviços web oferecidos pelo órgão, um analista ministerial da área de administração e segurança de redes ficou encarregado de garantir a segurança e o correto funcionamento da rede de computadores que sustentava as operações diárias do órgão. O ponto de partida do analista foi a identificação das vulnerabilidades no tráfego de dados da rede e das necessidades de proteger a comunicação, primordialmente, na camada IP da pilha de protocolos TCP/IP, essencial para a comunicação entre os dispositivos na rede, mas que estava suscetível a ameaças de segurança.
Diante desses desafios, o analista identificou em sua equipe de segurança a necessidade de nivelamento de conhecimento acerca de assuntos afetos à segurança da rede, notadamente, os voltados a vulnerabilidades de segurança por ele identificadas, e resolveu redigir um texto sobre IPSec, Security Association e Session Initiation Protocol para auxiliar a equipe a implementar os controles de segurança necessários.
Na condição de analista do MPTO encarregado da tarefa mencionada na situação hipotética apresentada, ciente de que a área de segurança da informação e a área de redes de computadores estão associadas e devem prover sigilo, autenticação e integridade de mensagens, redija o texto dissertativo que auxiliará a equipe. Em seu texto, atenda ao que se pede a seguir.
1 Defina IPSec e explique seu objetivo. [valor: 3,50 pontos]
2 Defina SA (security association), abordando sua relação com o IPSec. [valor: 2,50 pontos]
3 Defina SIP (session initiation protocol) e cite uma de suas principais características. [valor: 3,50 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.



