O sistema de gerenciamento de segurança operacional (SGSO) de determinado aeroporto de classe IV passou por auditoria interna, consoante o próprio programa de auditoria e conforme os requisitos legais. Após análise documental relacionada à documentação do SGSO, visita técnica e entrevistas com os profissionais que laboram na área, foram elencados os seguintes achados:
I – Na declaração dos quatro componentes fundamentais do SGSO, estavam presentes apenas três deles, quais sejam: a política e objetivos de segurança operacional, o gerenciamento do risco, e a garantia da segurança.
II – No componente concernente à garantia de segurança, a identificação dos elementos necessários estava incompleta.
III – Averiguou-se o entendimento equivocado nas análises estatísticas descritivas, inferenciais e preditivas dos dados de segurança operacional.
IV – Verificou-se a aplicação incorreta dos dois tipos de indicadores de resultado concernentes à segurança operacional.
Com base nessa situação hipotética e considerando os conceitos e procedimentos estabelecidos no ICAO Safety Management Manual (Doc 9859) 4th Edition, redija texto dissertativo em atendimento ao que se pede a seguir.
1 Identifique e explique a função do componente que não foi declarado no SGSO do caso em tela. [valor: 7,50 pontos]
2 Identifique os três elementos necessários que deveriam constar no componente do SGSO referente à garantia de segurança. [valor: 7,50 pontos]
3 Diferencie, conceitualmente, as estatísticas descritiva, inferencial e preditiva, utilizadas nas análises dos dados de segurança operacional. [valor: 7,50 pontos]
4 Identifique e explique os dois tipos de indicadores de resultado de segurança operacional. [valor: 6,00 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Considere que um membro do Ministério Público da União (MPU) tenha sido convidado a participar de uma discussão com membros do governo, empresários de transportes coletivos e representantes da sociedade civil acerca da fixação das tarifas de metrô e outros transportes coletivos. Nessa discussão, o representante do MPU deixou clara a necessidade de intervenção do governo nesse setor, inclusive mediante o uso de subsídios, para conter o preço dos serviços.
Considerando a situação hipotética, redija um Parecer Técnico que justifique a posição do representante do MPU. Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
1) O que é monopólio natural e quais as falhas de competiç…
CMED autoriza ajuste de preços de medicamentos para 2024
A Resolução CM-CMED 1/2024, desta quinta-feira (28/3), foi aprovada pelo Conselho de Ministros da Câmara e estabeleceu três níveis de reajuste:
Nível 1: 4,50% (quatro inteiros e cinquenta centésimos por cento);
Nível 2: 4,50% (quatro inteiros e cinquenta centésimos por cento); e
Nível 3: 4,50% (quatro inteiros e cinquenta centésimos por cento).
Esse é o menor valor praticado desde 2020. Destaca-se que o percentual não é um aumento automático nos preços, mas uma definição de teto permitido de reajuste.
Os três níveis visam discriminar os mercados concentrados dos moderadamente concentrados e dos concorrenciais, conforme metodologia…
O transporte terrestre interestadual de passageiros no Brasil é um setor estratégico para a economia e a integração nacional. A regulação do setor é fundamental para garantir a segurança, a qualidade dos serviços, a competitividade e a modicidade das tarifas.
Até 1993, o setor era dominado por empresas estatais, com tarifas controladas pelo governo. Entre os anos de 1993 a 2001, predominou a desestatização no Brasil de setores de infraestrutura, com concessões dos serviços a empresas privadas por meio de licitações.
A partir da Lei nº 10.233/01 (Lei de Criação da ANTT) instituiu a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) como agência reguladora independente do setor. Atualmente a A…



