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Q292631 | Economia e Finanças Públicas
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2024
Questão inédita Padrão de resposta Resolução em texto80 linhas Resolução de Aluno +90%

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“Críticas à Intervenção do Banco Central no Livre Mercado”
O Banco Central tem sido alvo de críticas por sua intervenção no mercado financeiro. Opositores argumentam que a atuação da instituição distorce os mecanismos de livre mercado e prejudica a eficiência econômica. Eles alegam que a interferência do Banco Central em questões como a regulação do crédito e a gestão de crises financeiras cria mais problemas do que soluções, afetando negativamente a alocação de recursos e a inovação no setor financeiro.
Trecho de Artigo de Jornal Fictício
Considerando o cenário descrito no artigo fictício e o papel das falhas de mercado no contexto financeiro, você, como assessor de imprensa do Banco Central, tem a tarefa de esclarecer para a população a importância da atuação do Banco Central em relação às falhas de mercado, especialmente a informação assimétrica, e suas consequências, como a seleção adversa e o risco moral. Além disso, aborde as externalidades e a provisão de bens públicos no mercado financeiro. Em seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes tópicos:
1. Apresente o conceito de falhas de mercado e como elas se relacionam à eficiência econômica. [valor: 9,50 pontos]
2. Explique o conceito de informação assimétrica e forneça exemplos de como a informação assimétrica pode prejudicar o consumidor de produtos ou serviços financeiros. [valor: 9,50 pontos]
3. Descreva os conceitos de seleção adversa e risco moral, destacando como essas questões decorrem da informação assimétrica, e apresente exemplos práticos de como o Banco Central pode mitigar as consequências da seleção adversa e do risco moral no mercado financeiro através de medidas regulatórias e de supervisão. [valor: 9,50 pontos]
4. Explique o conceito de externalidades negativas associadas a instituições financeiras, evidenciando situações hipotéticas de como o Banco Central pode prevenir crises sistêmicas e minimizar o impacto dessas externalidades na economia. [valor: 9,50 pontos]
5. Explique o conceito de mercados não contestáveis no contexto do mercado financeiro, por qual motivos eles ocorrem e como o Banco Central pode atuar para reduzir o problema. [valor: 9,50 pontos]


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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