O federalismo é um tema de destaque no meio acadêmico em diversas áreas de estudo: Ciência Política, Economia, Sociologia, Direito, entre outras. É também objeto de atenção em pesquisas e práticas na área de gestão e políticas públicas em países que adotam essa forma de Estado. Contudo, não é uma característica institucional do sistema político de fácil apreensão quando, indo além das conceituações de praxe e das caracterizações constitucionais, adentra-se na realidade concreta das experiências federativas.
(https://repositorio.enap.gov.br/bitstream/1/3331/1/Livro_Federalismo%20e%20Pol%c3%adticas%20P%c3%bablicas.pdf)
Acerca dessa temática tão importante para a sociedade brasileira, que é o federalismo, a descentralização e as teorias de políticas públicas, redija um texto dissertativo contínuo, entre 35 e 45 linhas, respondendo aos seguintes questionamentos:
- Qual a relação entre o federalismo e a descentralização de políticas públicas?
- Cite exemplos de descentralização de políticas públicas de âmbito nacional e regional? Explique quais os objetivos desses programas?
- Em que consistem a teoria dos múltiplos fluxos e a teoria de coalizões de defesa? Em que medida elas se aproximam e se distinguem?
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
De acordo com o Manual de Oslo, as inovações podem ser classificadas em quatro tipos: de produto/serviço, de processo, organizacional e de marketing.
Dentre esses tipos de inovação, um exemplo foi a criação de um larvicida biológico por uma startup com foco em biotecnologia, um produto inofensivo ao homem, mas eficaz contra as larvas do Aedes aegypti. Sua formulação contém cristais proteicos, produzidos por uma bactéria (Bti) que provoca a mortalidade das larvas. O Bti para ação larvicida já era utilizado na agricultura, mas o produto da empresa é o primeiro a ser disponibilizado com formulação e concentração que permite o uso doméstico e a venda livre.
Embora a empresa tenha nascido com…
Há grande controvérsia sobre a etimologia do termo raça. O que se pode dizer com mais segurança é que seu significado sempre esteve de alguma forma ligado ao ato de estabelecer classificações, primeiro, entre plantas e animais e, mais tarde, entre seres humanos. A noção de raça como referência a distintas categorias de seres humanos é um fenômeno da modernidade que remonta aos meados do século XVI. Raça não é um termo fixo, estático. Seu sentido está inevitavelmente atrelado às circunstâncias históricas em que é utilizado. Por trás da raça sempre há contingência, conflito, poder e decisão, de tal sorte que se trata de um conceito relacional e histórico. Assim, a história da raça ou das raças…
A Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015 – Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, é uma legislação abrangente que visa assegurar os direitos das pessoas com deficiência e promover a inclusão social. Alguns dos principais pontos de discussão relacionados à sua aplicação incluem a acessibilidade e a educação inclusiva.
Além disso, a falta de recursos, a infraestrutura inadequada e a escassez de profissionais treinados são obstáculos que comprometem a eficácia dessas iniciativas. Outro aspecto importante é que a conscientização e a mudança de mentalidade são necessárias para superar o estigma social e garantir a inclu…



