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Q288792 | Economia e Finanças Públicas
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2024
Questão inédita Padrão de resposta Resolução em texto80 linhas Resolução de Aluno +90%

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Suponha que você é um Analista do Banco Central do Brasil (BCB), da área de Política Monetária, responsável por monitorar e avaliar a conjuntura macroeconômica do país. Recentemente, o Brasil tem enfrentado desafios econômicos que incluem flutuações na demanda agregada, alterações na dinâmica inflacionária e mudanças nas expectativas dos agentes econômicos. Esses fatores têm implicações diretas para a formulação de políticas monetárias. Neste contexto, você observou as seguintes situações:

  • Durante um período de recuperação econômica pós-recessão, houve um aumento significativo na demanda agregada, o que levou a uma elevação na taxa de inflação e uma redução na taxa de desemprego, em linha com a Curva de Phillips tradicional.
  • Em um cenário de estagnação econômica subsequente, apesar de medidas de estímulo fiscal e monetário, a inflação permaneceu relativamente estável, sugerindo uma possível desvinculação entre inflação e desemprego.
  • Estudos e relatórios indicam que as expectativas racionais dos agentes econômicos têm se mostrado cada vez mais relevantes na formação da inflação, levantando questionamentos sobre a eficácia das políticas monetárias convencionais.

Diante dessas observações, você foi solicitado a elaborar um texto abordando os seguintes pontos:

  1. Analise a relação entre a demanda agregada e a inflação, considerando a teoria da Curva de Phillips. Discuta como choques de oferta podem impactar essa relação. [valor: 11,50 pontos]
  2. Avalie o papel das expectativas racionais na determinação da inflação, especialmente em períodos de incerteza econômica. Como essas expectativas podem afetar a eficácia das políticas monetárias implementadas pelo BCB? [valor: 12,00 pontos]
  3. Diante da aparente quebra na relação tradicional entre inflação e desemprego, discuta as implicações para a formulação de políticas econômicas. Que desafios isso impõe para o BCB na condução da política monetária? [valor: 12,00 pontos]
  4. Com base na análise da Curva de Phillips, das expectativas racionais e da situação econômica descrita, proponha estratégias que o BCB possa adotar para controlar a inflação sem comprometer o crescimento econômico e a estabilidade do emprego. [valor: 12,00 pontos]

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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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