Quando você vai até a farmácia comprar um medicamento qualquer, ele vem com uma bula, certo? A bula contém informações importantes para o consumo do medicamento, garantindo a eficácia do produto e a segurança do usuário. A bula, bem como todo o rótulo do medicamento, são regulados pela Anvisa. Por exemplo: todo rótulo de medicamento, deve conter (i) lote, (ii) data de validade, (iii), telefone do fabricante e (iv), lacre de segurança.
Inclusive, a agência também é responsável pela farmacopeia brasileira, documento que reúne todas as normas para medicamentos e insumos farmacêuticos – droga ou matéria-prima empregada em medicamentos do país.
A Anvisa também atua em produtos como protetor solar, maquiagem, tinta de cabelo, etc. Estes são alguns exemplos de cosméticos que usamos com frequência. E, justamente por usarmos diversos cosméticos, é que existe a necessidade deles serem regulamentados. Os alisantes, por exemplo, devem possuir registro na Anvisa, que fica localizado na embalagem externa, seja pelo número de registro ou de processo.
Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2023
Considerando que o texto acima tem caráter unicamente motivador, qlabore um texto dissertativo sobre falhas de mercado e atuação da Anvisa na indústria farmacêutica, abordando, necessariamente, os seguintes pontos abaixo:
- Explique e fundamente 4 tipos de falhas de mercado; [valor: 3,50 pontos]
- Qual a falha de mercado a Anvisa atua para exigir informações na bula de medicamentos? Fundamente a apresente duas consequências possíveis. [valor: 3,00 pontos]
- Qual o papel regulador da Anvisa na indústria farmacêutica, em relação a controle de preços e qualidade; [valor: 3,00 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A aviação é um elemento primordial ao avanço da economia, principalmente em países em desenvolvimento, como o Brasil. Apesar de a aviação apresentar um elevado nível de segurança operacional, muitos esforços vêm sendo realizados para aprimorar ainda mais a segurança, visto que um acidente traz consigo, além de perdas de vidas humanas, consequências financeiras, de reputação para a empresa e de cunho emocional para os trabalhadores do setor.
Agência Nacional de Aviação Civil. Carta de Segurança Operacional. 3ª ed., 21 de janeiro de 2011 (com adaptações).
Considerando que o fragmento de texto acima tem caráter motivador, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema.
SEGURANÇA EM OPERAÇ…
Foi realizada uma análise sobre as oportunidades e os desafios de um determinado país para enfrentar sua área regulatória. Foi observado que os diretores eram indicados com finalidade apenas política e não havia um estudo de governança regulatória.
O país estava com dificuldades na remoção de barreiras tarifárias e não tarifárias ao comércio local e internacional, bem como a redução do Imposto de Importação. Nas tratativas, foi levantada a hipótese de implantação de agendas regulatórias e parcerias público-privadas no país, como os avanços das concessões nas áreas de energia, petróleo e gás e transportes, além da simplificação e modernização da legislação trabalhista, entre outras ações.
O …
Desde 2012, a OCDE recomenda que avaliações ex post sejam conduzidas para garantir que as regulações se mantenham efetivas e eficientes.
No mesmo relatório, a OCDE (2012, p. 26), sugere que avaliações ex post podem ser mais efetivas em informar o debate sobre determinada política do que avaliações ex ante.
As avaliações regulatórias são ferramentas importante para a melhoria da qualidade regulatória no Brasil, fundamental para destravar o desenvolvimento brasileiro. O Brasil tem um dos piores ambientes de negócios do mundo, com o excesso e a má qualidade das normas, em sua grande parte desnecessárias e que mais provocam prejuízos do que benefícios para a sociedade como um todo (é o peso …



