Nos anos 1980, a economia brasileira foi marcada por graves desequilíbrios externos e internos. Logo no início da década, o país enfrentou sua mais grave recessão desde a Grande Depressão. Em 1982, as autoridades econômicas recorreram formalmente ao FMI, em um momento de grande turbulência internacional causada pela moratória da dívida externa mexicana. Ao mesmo tempo que caía o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, a inflação começava a alçar um voo que a transformaria, no final de 1989, em uma hiperinflação. A chamada década perdida caracterizou-se pela queda nos investimentos e no crescimento do PIB, pelo aumento do déficit público, pelo crescimento das dívidas externa e interna e pela ascensão inflacionária. O PIB apresentara um crescimento médio de 7% entre 1947 e 1980, caindo para 2% entre 1981 e 1990. Em função desse desempenho medíocre do PIB, a renda per capita manteve-se praticamente constante ao longo da década de 1980.
ROSA MARIA MARQUES E JOSÉ MARCIO REGO (ORGS.). ECONOMIA BRASILEIRA (Portuguese Edition) (Locais do Kindle 3053-3060). Editora Saraiva. Edição do Kindle.
As tentativas de estabilização econômica no Brasil, ao longo da década de 1980 e início dos anos 1990, refletiram abordagens distintas no combate à inflação, oscilando entre políticas ortodoxas e heterodoxas. A inflação, um dos principais desafios enfrentados pelos governos Sarney e Collor, levou à implementação de diversos planos econômicos, culminando no bem-sucedido Plano Real.
Considerando o contexto das políticas de estabilização e o impacto do Plano Real, elabore um texto dissertativo contínuo, entre 35 e 45 linhas, abordando os seguintes tópicos:
- Evidencie a diferença entre as abordagens ortodoxas e heterodoxas no combate à inflação;
- Discuta as principais características e resultados dos planos de estabilização implementados pelos governos Sarney e Collor;
- Analise o papel do Plano Real na estabilização da economia brasileira, considerando as fases de ajuste fiscal, a adoção da URV e a reforma monetária.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
No início de 2013, os principais países desenvolvidos defrontavam-se com baixas taxas de crescimento do PIB real e elevadas taxas de desemprego. Na ocasião, o economista Paul Krugman fez o seguinte diagnóstico da conjuntura econômica e das dificuldades para reativar as economias nesses países
[…] os Estados Unidos, Japão e principais países da Zona do Euro estão diante da armadilha da liquidez. Como as taxas de juros já se encontram próximas de zero, os investidores terão sempre a opção de reter moeda.
Com base no modelo IS-LM para uma economia fechada e na situação narrada:
- Explique o conceito de Armadilha da Liquidez, caracterizando as variáveis envolvidas e a abordagem gráfica do m…
Nos anos 1980, a economia brasileira foi marcada por graves desequilíbrios externos e internos. Logo no início da década, o país enfrentou sua mais grave recessão desde a Grande Depressão. Em 1982, as autoridades econômicas recorreram formalmente ao FMI, em um momento de grande turbulência internacional causada pela moratória da dívida externa mexicana. Ao mesmo tempo que caía o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, a inflação começava a alçar um voo que a transformaria, no final de 1989, em uma hiperinflação. A chamada década perdida caracterizou-se pela queda nos investimentos e no crescimento do PIB, pelo aumento do déficit público, pelo crescimento das dívidas externa e interna e pela …
“É frequente ouvirmos a tese de que o setor privado é mais eficiente do que o governo e de que, portanto, uma economia em que as firmas operem livremente funciona melhor do que uma economia com forte atuação governamental.”
Giambiagi, F., Além, A. C. (2011). Finanças Públicas: teoria e prática no Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier. p. 4.
Considerando esse trecho, responda os itens a seguir:
(i) Explique sob quais circunstâncias o mercado gera alocação eficiente.
(ii) Explique em qual tipo de circunstância justifica-se a intervenção do governo na economia. Descreva dois tipos de falhas de mercado em que isso ocorre.
(iii) Como as funções do governo se relacionam com os dois tipos de falhas de m…



