Valorização do ethos e da vocação nos concursos públicos
No contexto profissional das servidoras e dos servidores públicos, o ethos pode ser visto como a forma pela qual essas pessoas interpretam e cumprem suas funções. Essa é uma questão relevante, porque servidoras e servidores tomam muitas decisões de impacto na vida dos cidadãos e no funcionamento do próprio Estado e devem atuar visando aos interesses da sociedade. Caso não percebam a importância da proteção do interesse público, a atuação desses indivíduos provocará danos de difícil reparação.
Assim, se é desejável um Estado que respeite valores democráticos e republicanos, torna-se desejável também que os indivíduos que trabalham para esse Estado pautem sua atuação por esses mesmos valores. Em outros termos, é fundamental que os quadros públicos sejam compostos por indivíduos plenamente cientes de seu papel na defesa do bem-estar coletivo e na defesa do Estado Democrático de Direito.
Quando há esse tipo consciência, é possível dizer que servidoras e servidores estão dotados de um ethos público, que coloca o interesse coletivo como elemento central de atuação, de modo que são priorizados nas decisões valores como: a igualdade de direitos e oportunidades, a inclusão social, a participação ativa dos cidadãos nas decisões e a garantia de transparência por parte dos governantes e o cumprimento dos princípios constitucionais.
Disponível em: https://repositorio.enap.gov.br/bitstream/1/7735/1/Guia_concursos_completo.pdf
Tendo como base que a proposta deste Guia vem na direção de reconstruir capacidades institucionais e fortalecer a própria democracia no Brasil com um convite a todas as pessoas que pensam o fortalecimento do Estado e a vocação pública, redija um texto dissertativo-argumentativo acerca do seguinte tema:
A RELAÇÃO ENTRE ETHOS E ÉTICA NA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO PÚBLICO
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Por uma renovada ética no serviço público brasileiro
Apesar de o Brasil ter iniciado o processo de profissionalização do serviço público em 1937, em período autoritário, e a Constituição democrática de 1988 ter estabelecido a obrigatoriedade do concurso, a estabilidade e o Regime Jurídico Único, tal ethos são se consolidou em todas as carreiras e organizações do setor público. Vários estudos mostram associação direta entre az características do profissionalismo, impessoalidade e imparcialidade do serviço serviço civil e o crescimento econômico, a qualidade dos bens públicos, o combate à corrupção e a estabilidade democrática. Carreiras públicas estruturadas, estabilidade funcional, salários …
TEXTO I
Ainda hoje existe racismo?
Sim. Por mais que as leis garantam a igualdade entre os povos, o racismo é um processo histórico que modela a sociedade até hoje. Uma prova disso é o contraste explícito entre o perfil da população brasileira e sua representatividade no Congresso. Enquanto a maior parte dos habitantes é negra (54%), quase todos (96%) os parlamentares são brancos. Outro dado relevante da violência contra a população negra é que a cada 23 minutos um jovem negro é assassinado no Brasil.
Por que o racismo é estrutural?
Essa estrutura social que possibilitou a manutenção do racismo ao longo da história, inclusive do Brasil, pode ser contada a partir das próprias leis do país …
“– Permita que me apresente, Senhor! – disse Caspian, ajoelhando e beijando a pata do Leão.
– Bem-vindo seja, príncipe – disse Aslam. Sente–se bastante forte para reinar em Nárnia?
– Bem, não sei – respondeu Caspian. – Não passo de um garoto.
– Muito bem! – replicou Aslam. – Se dissesse que tinha a certeza, seria prova de que não estava apto a reinar. Por isso, abaixo de mim e do Grande Rei, será rei de Nárnia, Senhor de Cair Paravel e Imperador das Ilhas Solitárias. Você e os seus descendentes, enquanto durar a sua raça. (…)”
Fonte: C.S Lewis – As Crônicas de Nárnia – Volume 4 (Príncipe Caspian)
“Muitas pessoas da Geração Z são frágeis em termos de bem-estar e autoestima. Para enfrent…



