O transporte terrestre interestadual de passageiros no Brasil é um setor estratégico para a economia e a integração nacional. A regulação do setor é fundamental para garantir a segurança, a qualidade dos serviços, a competitividade e a modicidade das tarifas.
Até 1993, o setor era dominado por empresas estatais, com tarifas controladas pelo governo. Entre os anos de 1993 a 2001, predominou a desestatização no Brasil de setores de infraestrutura, com concessões dos serviços a empresas privadas por meio de licitações.
A partir da Lei nº 10.233/01 (Lei de Criação da ANTT) instituiu a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) como agência reguladora independente do setor. Atualmente a ANTT fixa tarifas de pedágios em rodovias concedidas e examina os pedidos de revisão e reajuste.
Tendo como base esse cenário de Estado regulador, analise a situação a seguir:
“Uma Agência Reguladora quer impor a um monopolista a fixação de preço excedendo o custo médio. Verifica-se que em mercados de concorrência perfeita o custo marginal é igual ao preço, mas em monopólios a regulação precisa intervir de forma diferente. O comportamento do monopolista é diferente, pois ele quem determina o preço e quantidade na ausência do regulador.
Essa Agência tem sérios problemas para fixação de preços e solicitou que seus especialistas se manifestassem sobre o tema.“
Considerando a situação apresentada, na qualidade de especialista, elabore um Parecer Técnico manifestando-se acerca do tema. Em seu texto, aborde, necessariamente, o que se pede a seguir:
- Qual a diferença de regulação econômica e social? Conceitue e exemplifique. [valor: 30,00 pontos];
- Como funciona um mercado de monopólio? Conceitue e exemplifique, citando vantagens e desvantagens. [valor: 30,00 pontos];
- Em relação à situação, cite duas vantagens relacionadas a fixação de preço pelo regulador acima dos custos médios. [valor: 16,00 pontos].
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Considere que um membro do Ministério Público da União (MPU) tenha sido convidado a participar de uma discussão com membros do governo, empresários de transportes coletivos e representantes da sociedade civil acerca da fixação das tarifas de metrô e outros transportes coletivos. Nessa discussão, o representante do MPU deixou clara a necessidade de intervenção do governo nesse setor, inclusive mediante o uso de subsídios, para conter o preço dos serviços.
Considerando a situação hipotética, redija um Parecer Técnico que justifique a posição do representante do MPU. Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
1) O que é monopólio natural e quais as falhas de competiç…
A criação de órgãos reguladores no Brasil teve início na década de 1990, como parte de um conjunto de reformas estruturais que visavam modernizar o Estado e aumentar a eficiência dos serviços públicos. A primeira agência reguladora brasileira foi a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), criada em 1997. A partir de então, diversas outras agências foram criadas para regular diferentes setores da economia, como energia elétrica, petróleo e gás natural, saúde suplementar, transporte aéreo e aquaviário, entre outros.
A partir das informações do texto e acerca de agências reguladoras no Brasil, elabore uma dissertação sobre regulação econômica no contexto brasileiro, abordando os seguintes…
O sistema de gerenciamento de segurança operacional (SGSO) de determinado aeroporto de classe IV passou por auditoria interna, consoante o próprio programa de auditoria e conforme os requisitos legais. Após análise documental relacionada à documentação do SGSO, visita técnica e entrevistas com os profissionais que laboram na área, foram elencados os seguintes achados:
I – Na declaração dos quatro componentes fundamentais do SGSO, estavam presentes apenas três deles, quais sejam: a política e objetivos de segurança operacional, o gerenciamento do risco, e a garantia da segurança.
II – No componente concernente à garantia de segurança, a identificação dos elementos necessários estava incomplet…



