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Q279865 | Economia e Finanças Públicas
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2024
Questão inédita Padrão de resposta Resolução em texto80 linhas Resolução de Aluno +90%

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A instituição financeira “Banco VC S.A.”, um banco múltiplo autorizado a funcionar pelo Banco Central do Brasil, está passando por uma fiscalização para verificar sua conformidade com a Resolução CMN nº 4.955/2021, que dispõe sobre a metodologia para apuração do Patrimônio de Referência (PR). O banco apresentou os seguintes componentes em seu balanço patrimonial:

  • Capital social: R$ 200 milhões (constituído por ações não resgatáveis e sem mecanismos de cumulatividade de dividendos)
  • Reservas de capital: R$ 50 milhões
  • Reservas de lucros: R$ 30 milhões
  • Prejuízos acumulados: R$ 10 milhões
  • Recursos captados, mas não integralizados: R$ 5 milhões
  • Instrumentos nominativos, integralizados em espécie, subordinados e sem vencimento: R$ 40 milhões
  • Instrumentos nominativos, integralizados em espécies, subordinados e com prazo de vencimento em 10 anos: R$ 15 milhões

Com base nessas informações, avalie a conformidade com os requerimentos de capital e sua relação com a estabilidade financeira da instituição, abordando obrigatoriamente:

  1. Calcule o Capital Principal (PR Nível 1) do Banco VC S.A., considerando os ajustes prudenciais necessários. [valor: 12,50 pontos]
  2. Avalie se os instrumentos de dívida apresentados são elegíveis para compor o Capital Complementar (PR Nível 1), justificando sua resposta com base nos critérios estabelecidos pela Resolução. [valor: 10,00 pontos]
  3. Supondo que o Banco VC S.A. tenha Ativos Ponderados pelo Risco (RWA) de R$ 4 bilhões, verifique se a instituição atende ao Índice de Basileia mínimo exigido pela regulamentação. [valor: 10,00 pontos]
  4. Discuta possíveis medidas que o Banco VC S.A. poderia adotar caso deseje melhorar sua posição de capital e aumentar sua solidez. [valor: 12,50 pontos]

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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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