Os dois fragmentos a seguir fazem parte do artigo intitulado “O direito à cidade: entre a segregação socioespacial e a busca por cidades sustentáveis”, utilizado como referência nesta questão.
[…] Atualmente, as cidades modernas possuem funções sobrepostas como: habitar, trabalhar, passear entre outras, sendo que as funções privilegiadas na cidade pós-liberal são as produtivas, com destaque para as terciárias, como comércio e circulação. Uma questão patente nas cidades contemporâneas é o fato de que os direitos e as benesses angariados em termos históricos não estariam disponíveis a todos. Além disso, no processo de formação dos centros urbanos, houve transformações que trouxeram graves problemas sociais, como desigualdades, deficiência na prestação de serviços públicos e inseguranças ligadas especificamente às questões urbanas. O meio ambiente urbano é um mosaico irregular produzido pela atuação de agentes sociais no contexto da sociedade capitalista, cuja sobreposição do âmbito econômico determinou a formação de áreas e espaços estruturalmente hierarquizados. Elementos como a heterogeneidade de renda, o grau de instrução, a etnia, a qualidade das habitações, dentre outros, são determinantes e, ao mesmo tempo, produtos dessa segregação. Nesse cenário brasileiro de desigualdade econômica, sociopolítica e cultural, ampliam-se as áreas periféricas, num processo de favelização e segregação espacial, com espaços urbanos estigmatizados e desvalorizados. Na prática, esse processo tem sido reproduzido e aprofundado ao longo dos anos, afastando-se eventuais políticas públicas que tragam maior sustentabilidade urbana para as presentes e futuras gerações.
[…] Analisar-se-ão, no quarto item deste artigo, alguns fatores que interferem na consecução do direito à cidade sustentável, previsto no Estatuto da Cidade, Lei nº 10.257 de 2001. Aqui, parte-se da ideia pautada na legislação nacional de que a política urbana brasileira deve ter por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e da propriedade urbana, mediante diretrizes gerais como a garantia do direito a cidades sustentáveis, entendido como o direito à terra urbana, à moradia, ao saneamento ambiental, à infraestrutura urbana, ao transporte e aos serviços públicos, ao trabalho e ao lazer, para as presentes e futuras gerações.
GONÇALVES JUNIOR, L. C. ; BODNAR, Z. ; BIANCHI, P. O direito à cidade: entre a segregação socioespacial
e a busca por cidades sustentáveis. Revista de Direito da Cidade, v. 13, n. 3, p. 1270-1272, 2021. ISSN 2317-
7721. DOI: 10.12957/rdc.2021.51380. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/rdc/issue/view/2597.
Acesso em: 19 jan. 2024. Adaptado.
Nesse contexto, elabore um texto dissertativo contínuo de 35 a 45 linhas, considerando, obrigatoriamente, informações dos fragmentos, no qual:
• aborde a possibilidade de todos os habitantes de uma cidade, seja no meio urbano ou rural, terem ou não igualmente o direito de viver, de circular por toda ela e de participar do seu planejamento, buscando assegurar os seus direitos fundamentais de uma qualidade de vida digna, e fundamente com a explicitação de três elementos necessários para que isso se concretize;
• proponha uma ação para uma política pública com o objetivo de promover uma cidade sustentável e explicite duas contribuições que tal ação oferece para o alcance desse objetivo.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A verificação da efetividade de uma política passa, necessariamente, por uma avaliação qualificada que produza resultados confiáveis para o aprimoramento das políticas e para justificar investimentos ou economia de recursos. Assim, no contexto das políticas públicas, essas análises desempenham papel essencial na determinação e no alcance dos objetivos e das prioridades do governo.
https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/avaliacao-de-politicas-publicas
Considerando que o texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo contínuo, entre 45 e 60 linhas, a respeito da importância da fase de avaliação na efetividade das políticas públicas. Em seu texto, aborde necessar…
Texto I
O planejamento tem um papel relevante para os órgãos públicos. Contudo, existem obstáculos que devem ser superados para essa ação ajudar a melhorar os serviços e a qualidade de vida dos cidadãos.
Um deles é a ausência de projetos em longo prazo. Alguns órgãos públicos não visualizam como as atividades podem ser aperfeiçoadas nos próximos anos. As iniciativas têm um foco em tarefas, cujos resultados podem ser percebidos rapidamente.
Outro problema envolve o uso inadequado de recursos financeiros. Por exemplo, uma prefeitura utiliza parte do orçamento para contratar artistas nacionais de renome para festas locais, enquanto muitas escolas necessitam de melhorias, como a instalação de ar…
O desenho estrutural de uma organização consiste em um conjunto de decisões sobre os elementos estruturais analisados com o propósito de definir a estrutura adequada às estratégias da organização e ao ambiente organizacional. As estruturas organizacionais refletem diferentes usos da cadeia de comando na departamentalização. Além dos departamentos, nas estruturas organizacionais são definidos os canais por onde fluem a autoridade e a comunicação.
- Sobral; A. Peci. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Person, 2008, p. 179. (com adaptações).
Considerando que o fragmento de texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca dos princ…



