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Q277802 | Administração Geral e Pública
Banca: CesgranrioVer cursos
Ano: 2024
Órgao: IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Cargo: Técnico de Planejamento e Pesquisa
Padrão de resposta Resolução em texto45 linhas Resolução de Aluno +90%

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Os dois fragmentos a seguir fazem parte do artigo intitulado “O direito à cidade: entre a segregação socioespacial e a busca por cidades sustentáveis”, utilizado como referência nesta questão.

[…] Atualmente, as cidades modernas possuem funções sobrepostas como: habitar, trabalhar, passear entre outras, sendo que as funções privilegiadas na cidade pós-liberal são as produtivas, com destaque para as terciárias, como comércio e circulação. Uma questão patente nas cidades contemporâneas é o fato de que os direitos e as benesses angariados em termos históricos não estariam disponíveis a todos. Além disso, no processo de formação dos centros urbanos, houve transformações que trouxeram graves problemas sociais, como desigualdades, deficiência na prestação de serviços públicos e inseguranças ligadas especificamente às questões urbanas. O meio ambiente urbano é um mosaico irregular produzido pela atuação de agentes sociais no contexto da sociedade capitalista, cuja sobreposição do âmbito econômico determinou a formação de áreas e espaços estruturalmente hierarquizados. Elementos como a heterogeneidade de renda, o grau de instrução, a etnia, a qualidade das habitações, dentre outros, são determinantes e, ao mesmo tempo, produtos dessa segregação. Nesse cenário brasileiro de desigualdade econômica, sociopolítica e cultural, ampliam-se as áreas periféricas, num processo de favelização e segregação espacial, com espaços urbanos estigmatizados e desvalorizados. Na prática, esse processo tem sido reproduzido e aprofundado ao longo dos anos, afastando-se eventuais políticas públicas que tragam maior sustentabilidade urbana para as presentes e futuras gerações.

[…] Analisar-se-ão, no quarto item deste artigo, alguns fatores que interferem na consecução do direito à cidade sustentável, previsto no Estatuto da Cidade, Lei nº 10.257 de 2001. Aqui, parte-se da ideia pautada na legislação nacional de que a política urbana brasileira deve ter por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e da propriedade urbana, mediante diretrizes gerais como a garantia do direito a cidades sustentáveis, entendido como o direito à terra urbana, à moradia, ao saneamento ambiental, à infraestrutura urbana, ao transporte e aos serviços públicos, ao trabalho e ao lazer, para as presentes e futuras gerações.

GONÇALVES JUNIOR, L. C. ; BODNAR, Z. ; BIANCHI, P. O direito à cidade: entre a segregação socioespacial
e a busca por cidades sustentáveis. Revista de Direito da Cidade, v. 13, n. 3, p. 1270-1272, 2021. ISSN 2317-
7721. DOI: 10.12957/rdc.2021.51380. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/rdc/issue/view/2597.
Acesso em: 19 jan. 2024. Adaptado.

Nesse contexto, elabore um texto dissertativo contínuo de 35 a 45 linhas, considerando, obrigatoriamente, informações dos fragmentos, no qual:

• aborde a possibilidade de todos os habitantes de uma cidade, seja no meio urbano ou rural, terem ou não igualmente o direito de viver, de circular por toda ela e de participar do seu planejamento, buscando assegurar os seus direitos fundamentais de uma qualidade de vida digna, e fundamente com a explicitação de três elementos necessários para que isso se concretize;

• proponha uma ação para uma política pública com o objetivo de promover uma cidade sustentável e explicite duas contribuições que tal ação oferece para o alcance desse objetivo.


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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