Texto 1
A escolaridade alcançada pelos indivíduos se constitui num elemento fundamental a fim de explicar as variações encontradas em termos de status ocupacional, rendimentos e outros resultados obtidos no mercado de trabalho […]. Indivíduos que acumularam mais anos de estudo concluídos, chegando aos níveis mais elevados de escolaridade, tendem a alcançar ocupações de mais prestígio, retorno financeiro e estabilidade […].
Um dos fenômenos mais marcantes ocorridos na sociedade brasileira ao longo das últimas décadas é a formidável – porém tardia e ainda muito deficiente em termos de qualidade – expansão educacional, com a crescente elevação do nível de instrução da população.
Ao mesmo tempo, sabemos que as oportunidades para atingir os melhores resultados educacionais não se distribuem aleatoriamente entre a população, e que fatores como raça, gênero, localização geográfica e, principalmente, classe de origem exercem forte influência sobre as chances de se chegar aos níveis mais altos de educação. […]
[N]o caso do Brasil, a expansão educacional foi acompanhada de redução das desigualdades de acesso aos níveis mais baixos de ensino, mas não aos níveis mais altos, o que segue um padrão já conhecido em outros países. […]
SALATA, A. R. Classe de origem e resultados educacionais: uma análise considerando o caráter posicional da escolaridade. In:
POMPEU, J. C. B.; VIANA, A. R.; MAGALHÃES, L. C. G.; GONÇALVES, A. P. V. (org.). Dinâmica econômica, mudanças sociais e
novas pautas de políticas públicas. Brasília, DF: Ipea, 2023. p. 159 – 201. Adaptado.
Texto 2
As tendências da desigualdade de oportunidades educacionais, em termos das características socioeconômicas das famílias de origem, de acordo com as probabilidades preditas pelo modelo para indivíduos em três grupos socioeconômicos são: i) classe baixa (indivíduos cujos pais tinham menos de quatro anos de estudo e status ocupacional equivalente ao de um trabalhador manual não qualificado); ii) classe média (indivíduos cujos pais tinham ensino elementar completo – oito anos – e status ocupacional equivalente ao de um trabalhador não manual de rotina); e iii) classe alta (indivíduos cujos pais tinham algum ensino superior e status ocupacional equivalente ao de um profissional).
A seguir, três gráficos mostram as probabilidades preditas para realizar transições educacionais ao longo de nove coortes de idade, de acordo com três faixas socioeconômicas das famílias de origem, a partir de dados da Pnad 2014.


RIBEIRO, C. A. C. Tendências da desigualdade de oportunidades no Brasil: mobilidade social e estratificação educacional. Brasília,
D.F. Ipea. In: IPEA. Mercado de Trabalho: conjuntura e análise. Ano 23, p. 60, abr. 2017. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/
bitstream/11058/10297/4/bmt_62_tendencias_desigualdade.pdf. Acesso em: 14 jan. 2024. Adaptado.
As políticas educacionais têm sido provocadas a responderem a alguns desafios, dentre os quais destaca-se a contribuição de corrigir desigualdades.
A relação entre educação e desigualdades tem estimulado a reflexão de grande parte da sociedade brasileira e tem se oferecido como campo fecundo na formulação, gestão, análise e avaliação de políticas educativas.
A questão “educação, produtora de igualdade?” aponta para aspectos e condições necessariamente concretas.
Nesse contexto e considerando que os textos oferecidos têm caráter motivador de reflexão, redija um texto dissertativo contínuo de 35 a 45 linhas, refletindo sobre a suficiência da educação para a produção de igualdade social, cuja fundamentação contemple necessariamente os seguintes aspectos, mas não necessariamente nesta ordem:
• a expansão da escolarização no Brasil nas últimas décadas e os sujeitos que sofrem as desigualdades;
• os recortes da exclusão no acesso a oportunidades educacionais e sua implicação na produção/reprodução histórica das desigualdades;
• a relação da Política Educacional com outras Políticas Públicas para o indivíduo e a sociedade.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
De acordo com o Manual de Oslo, as inovações podem ser classificadas em quatro tipos: de produto/serviço, de processo, organizacional e de marketing.
Dentre esses tipos de inovação, um exemplo foi a criação de um larvicida biológico por uma startup com foco em biotecnologia, um produto inofensivo ao homem, mas eficaz contra as larvas do Aedes aegypti. Sua formulação contém cristais proteicos, produzidos por uma bactéria (Bti) que provoca a mortalidade das larvas. O Bti para ação larvicida já era utilizado na agricultura, mas o produto da empresa é o primeiro a ser disponibilizado com formulação e concentração que permite o uso doméstico e a venda livre.
Embora a empresa tenha nascido com…
Considere os textos a seguir.
Texto I
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988
Capítulo VIII
DOS ÍNDIOS
Art. 231. São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens.
§ 1º – São terras tradicionalmente ocupadas pelos índios as por eles habitadas em caráter permanente, as utilizadas para suas atividades produtivas, as imprescindíveis à preservação dos recursos ambientais necessários a seu bem–estar e as necessárias à sua reprodução física e cultural, segundo seus usos, costumes e t…
Os indicadores geralmente são expressos em números e buscam representar alguma coisa da realidade, por isso são usados no monitoramento de políticas públicas. Os indicadores precisam ter atributos obrigatórios: validade, confiabilidade e mensurabilidade. Entretanto, nem sempre essas três características são mantidas ao longo do tempo, por isso, é importante que os agentes públicos acompanhem os indicadores e observem se tais atributos continuam presentes, para corrigir se necessário.
Disponível em: https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/pesquisas/documentos/relatorio/relatorio_228.pdf
Considerando que o texto apresentado tem caráter meramente motivador, redija um texto dissertativo contínuo, ent…




Prezados,
Encaminhei ontem a minha primeira solicitação de correção, como faço para acompanhar essa correção,se ficou pronta ou não?
Este não é o campo para envio de dúvidas sobre correção, e sim, para a troca de opiniões entre os alunos sobre a questão.
Contudo, você será informado via e-mail quando a correção estiver pronta. Ademais, você pode acompanhar as correções clicando no botão “Área do Aluno” que está no canto superior direito e, após, clicando na opção “Minhas Correções”.
Por fim, em caso de dúvida no envio da correção, solicitamos que entre em contato com a nossa equipe pelo whatsapp ou no campo de dúvida dentro da área do aluno/curso.
https://api.whatsapp.com/send?phone=5561998596069
Olá. Na minha resposta eu citei diretamente os textos expositivos, utilizando expressões como “conforme exposto nos dados do texto 2…” e “ao confrontar as informações dos textos 1 e 2, nota-se…” Isso seria permitido ou fugiria das expectativas do corretor?