A rápida evolução da Tecnologia da Informação (TI) e o crescimento da demanda por recursos computacionais obrigam as empresas a buscarem formas eficientes de implementar, gerir e escalar as suas aplicações e a sua infraestrutura. Nesse contexto, surge o conceito de DevOps (Desenvolvimento e Operações), que, de acordo com a RedHat[1], é “uma abordagem de cultura, automação e design de plataforma que tem como objetivo agregar mais valor aos negócios e aumentar a capacidade de resposta às mudanças por meio de entregas de serviços rápidas e de alta qualidade”.
A conteinerização, em conjunto com o Kubernetes como plataforma de orquestração, surgiu como uma tecnologia transformadora que permite às organizações atender a demandas de DevOps. De acordo com a Gartner[2], “as tecnologias de contêineres fornecem a velocidade e a agilidade necessárias para viabilizar estratégias de negócios digitais. Os líderes de infraestrutura e operações devem aproveitar este Hype Cycle para alcançar inovação, valor, agilidade e eficiência”.
Essa transformação da infraestrutura de TI que adota metodologias ágeis e automação de processos é conhecida como infraestrutura ágil. Dentre várias estratégias para esse tipo de automação, é possível citar a infraestrutura como código (Infrastructure as Code – IaC). As estratégias de automação da infraestrutura de TI são essenciais para acompanhar o ritmo acelerado da transformação digital das empresas. De acordo com a Gartner[3], “até 2025, 70% das organizações implementarão automação de infraestrutura estruturada para oferecer flexibilidade e eficiência, acima dos 20% em 2021”.
[1] Introdução ao DevOps. RedHat, 2022. Disponível em: https://www.redhat.com/pt-br/topics/devops. Acesso em: 14 jan. 2024.
[2] SMITH, D. Hype Cycle for Container Technology. Gartner, 2023. Disponível em: https://www.gartner.com/en/documents/4526999. Acesso em:
14 jan. 2024.
[3] RIMOL, M. 4 Predictions for I&O Leaders on the Path to Digital Infrastructure. Gartner, 2022. Disponível em: https://www.gartner.com/en/articles/
4-predictions-for-i-o-leaders-on-the-path-to-digital-infrastructure. Acesso em: 14 jan. 2024.
Considere o contexto apresentado e redija um texto dissertativo contínuo de 35 a 45 linhas em que, de forma fundamentada:
• explique como contêineres e Kubernetes se relacionam com o conceito de DevOps e apresente dois benefícios dos contêineres para DevOps;
• explique a funcionalidade de cada um dos componentes de um cluster Kubernetes completo e funcional;
• explique o funcionamento de uma infraestrutura como código (Infrastructure as Code – IaC);
• explique a diferença entre as abordagens de IaC declarativa e de IaC imperativa.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
O avanço das tecnologias de computação em nuvem e a ascensão de containers, como o Docker, transformaram significativamente o cenário de streaming de vídeos. Empresas como Netflix, Amazon Prime Video, e Hulu lideram a adoção dessas tecnologias para entregar conteúdo de alta qualidade a milhões de usuários em todo o mundo, de forma eficiente e escalável.
Tendo o texto acima caráter motivador, redija texto dissertativo contínuo sobre
A convergência da computação em nuvem e docker
no streaming de vídeos
abordando, necessariamente, (a) os conceitos de SaaS, IaaS e PaaS; (b) o conceito de docker; e (C) a sinergia desse conceito com comutação em nuvem.
A necessidade de grandes quantidades de memória e o alto custo da memória principal têm levado ao modelo de sistemas de armazenamento em dois níveis. O compromisso entre velocidade e custo é encontrado por meio do uso de uma pequena quantidade de memória principal (inicialmente até 640 kbytes em microcomputadores do tipo IBM-PC usando sistema operacional DOS) e de uma memória secundária muito maior (vários milhões de bytes).
Como apenas a informação que está na memória principal pode ser acessada diretamente, a organização do fluxo de informação entre as memórias primária e secundária é extremamente importante. A organização desse fluxo pode ser realizada utilizando-se um mecanismo simples e…
Plano de Dados Abertos do Banco Central do Brasil
Maio/2023 – Abril/2025
A Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal foi instituída pelo Decreto nº 8.777, de 11 de maio de 2016, e tem por objetivo a disponibilização na internet – por parte de órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional – de dados e informações acessíveis ao público que possam ser livremente lidos por máquina, usados, cruzados e reutilizados, fomentando-se o controle social, o desenvolvimento tecnológico, o aprimoramento da cultura de transparência pública e a inovação nos diversos setores da sociedade. Atendendo ao disposto no referido Decreto, o Ouvidor, na qualidade de au…



