Trecho do relatório de 2023 do Instituto Reuters, que faz um levantamento anual da situação do jornalismo digital no mundo, incluindo estatísticas e resultados de entrevistas:
Continuamos a monitorar os principais pontos de acesso às notícias on-line e a analisar o impacto no consumo junto a diferentes grupos. Todos os anos, vemos o acesso direto a aplicativos e websites [jornalísticos] tornar-se menos importante e as redes sociais tornarem-se mais importantes devido à sua onipresença e conveniência. No nível agregado, atingimos um ponto de virada nos últimos anos, com a preferência pelas redes sociais (30%) ampliando agora a sua liderança sobre o acesso direto (22%). […] Em partes da Ásia, América Latina e África, as redes sociais são de longe a porta de entrada mais importante, deixando os sites de notícias muito mais dependentes de terceiros para alcançar o público.
NEWMAN, N. et al. Reuters Institute Digital News Report. 2023. Disponível em: https://reutersinstitute.politics.ox.ac.uk/digital-
-news-report/2023. Acesso em: 28 dez. 2023

A concentração da publicidade e do público em plataformas do Google (especialmente o buscador e o Youtube) e do Meta, além do Tik Tok, mudou o panorama da comunicação. Considerando a produção e a divulgação de notícias e informações nesse cenário, tanto por parte do jornalismo profissional quanto por órgãos públicos, e levando em conta o Gráfico da receita anual do Google e o trecho do relatório do Instituto Reuters, redija um texto dissertativo contínuo de 35 a 45 linhas que aborde e relacione criticamente os seguintes aspectos:
• a concentração da publicidade e da comunicação nas mãos de poucas plataformas estrangeiras;
• a necessidade de adaptação do texto jornalístico à linguagem de SEO;
• os problemas dos algoritmos utilizados pelas plataformas de busca e pelas redes sociais para os produtores de conteúdo informativo;
• as questões éticas resultantes dessa mudança do panorama da comunicação.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Trecho do relatório de 2023 do Instituto Reuters, que faz um levantamento anual da situação do jornalismo digital no mundo, incluindo estatísticas e resultados de entrevistas:
Continuamos a monitorar os principais pontos de acesso às notícias on-line e a analisar o impacto no consumo junto a diferentes grupos. Todos os anos, vemos o acesso direto a aplicativos e websites [jornalísticos] tornar-se menos importante e as redes sociais tornarem-se mais importantes devido à sua onipresença e conveniência. No nível agregado, atingimos um ponto de virada nos últimos anos, com a preferência pelas redes sociais (30%) ampliando agora a sua liderança sobre o acesso direto (22%). […] Em partes da Ásia, …
Um meme circulou recentemente pelas redes sociais, principalmente entre jornalistas, com a seguinte mensagem, em espanhol: “Si una persona dice que llueve y otra dice que no, tu trabajo como periodista no es darle voz a ambas. Es abrir la ventana y ver si está lloviendo”. (Tradução: “Se uma pessoa diz que está chovendo e outra diz que não está, seu trabalho como jornalista não é dar voz a ambas, mas sim, abrir a janela e ver se está realmente chovendo ou não”)
Com base nas teorias e legislações que regem a profissão e a prática do jornalismo, elabore respostas que contemplem a questão proposta a seguir e seus subitens:
a) Cite e explique dois pontos de reflexão, provocados pelo meme, sobre o…



