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Q277742 | Jornalismo
Banca: CesgranrioVer cursos
Ano: 2024
Órgao: IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Cargo: Técnico de Planejamento e Pesquisa

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QUESTÃO PRÁTICA DE REVISÃO TEXTUAL

Esta questão vale 100,0 pontos, e a pontuação considerará tanto o número de acertos quanto o número de eventuais erros inseridos na revisão.

O texto a seguir foi publicado em 12 de janeiro de 2024, na seção de notícias do portal do Ipea, e, para esta prova, foram feitas, no texto original, algumas intervenções de ordem gramatical, lexical ou estrutural, que serviram para dar ensejo àquilo que este instrumento se propõe.

A revisão deverá identificar erros e imprecisões textuais e implementar as devidas correções, seguindo a norma-padrão da língua portuguesa.

O texto revisado, que constitui esta questão prática de revisão textual, deve ser totalmente reescrito no Caderno de Respostas.

Brasil Popular: livro discute os territórios periféricos e suas potencialidades

O seguimento popular das cidades brasileiras é o tema do livro “Brasil Popular, circuitos da economia urbana e políticas públicas”, lançado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Os autores apontam como este setor é marginalizado na elaboração e implementação das políticas públicas por estar pejorativamente associado a informalidade, ilegalidade e improviso. Discute-se também sua centralidade e seu potencial para contribuir com o desenvolvimento do país apartir de práticas cidadãs. A obra utiliza a teoria dos circuitos da economia urbana como norteador de suas discussões para analisar as diversas dimensões do Brasil popular e as várias formas de como se deve entendê-lo. A publicação reune as reflexões de especialistas durante um ciclo de debates no ano de 2022. O livro propõem uma reflexão sobre os modelos tradicionais de desenvolvimento, partindo de uma visão crítica. Observando de que maneira esses modelos instalam-se nos territórios dos países do Sul, segregando e excluindo os setores populares do direito a cidade, mostrando como esses modelos têm desavindo-se com tais setores. Cria-se contrastes entre a cidade considerada “formal” — bem delimitada pela lógica de mercado e pelo aparato institucional — e o universo da cidade “informal”, compreendendo elementos como economia, trabalho, habitação, finanças, cultura, regras e normas e migração, entre outros.

Entretanto, um dos objetivos do livro são contribuir para estimular e aprimorar o desenho de políticas públicas que abranjem os setores populares da cidade, de modo que eles sejam mais bem atendidos. Os autores defendem que a economia popular representa uma expressão autêntica, orgânica e solidária da sociedade brasileira, revelando aspectos sócio-espaciais e culturais do país. Assim, utilizando-se de uma linguagem mais coloquial e menos técnica, voltadas a um amplo público, a coletânea busca compreender as potencialidades do Brasil popular em um efetivo projeto político inclusivo, democrático, resiliente e sustentável. Tais potencialidades só serão bem aproveitadas se alguma política pública efetiva entendê-las e canalizar essa força em prol da comunidade.


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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Na virada para o século XXI, o laureado editor norte-americano Jason Epstein, ex-diretor editorial da Random House e cofundador da The New York Review of Books, escrevia em seu livro O negócio do livro (2001):

O negócio da edição de livros é por natureza pequeno, descentralizado, improvisado, pessoal; mais bem desempenhado por pequenos grupos de pessoas com afinidades, devotadas ao seu ofício, zelosas de sua autonomia, sensíveis às necessidades dos escritores e aos diversos interesses dos leitores. Se o dinheiro fosse o principal objetivo, essas pessoas teriam de ter escolhido outras carreiras.

E disse em seguida:

A transformação que hoje aguarda os escritores e editores é muito diferente e …

O Brasil é organizado como uma federação. O Pacto Federativo está definido na Constituição de 1988 pelos art. 1º e art. 18, que afirmam:

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Art. 18, CF: A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos, nos termos desta Constituição.

BRASIL [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. [recurso eletrônico] – Brasília, DF:
Supremo Tribunal Federal, Secretaria de Altos …

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